Notícias
ANTAQ promoveu 2ª edição das Caravanas da Inovação Portuária em Salvador (BA)
Brasília, 08/05/2025 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, realizou a 2ª edição do projeto Caravanas da Inovação Portuária. O evento, que aconteceu na última quarta-feira (7), aconteceu em Salvador, na Bahia. A iniciativa, que vai passar por diversos estados brasileiros, ocorre em parceria também com o Hub Brasil Export e as autoridades portuárias brasileiras.
O objetivo do encontro é fomentar a inovação nos portos públicos brasileiros por meio de capacitação e troca de experiências entre gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos.
Representando a ANTAQ, a superintendente de ESG e Inovação, Cristina Castro, afirmou que a inovação é um propósito dentro da administração pública e destacou as missões da Agência.
“A nossa missão é olhar para a regulação eficiente, a fiscalização responsiva, outorgas estratégicas e estudos inovadores. (...) Sem pesquisa, desenvolvimento e inovação não têm resposta”, disse.
Ela pontuou ainda ações inovadoras da Agência como a divulgação, no final do mês passado, da 2ª Pesquisa de Equidade de Gênero no Setor Portuário ; o 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Setor Aquaviário, que foi lançado em fevereiro deste ano; e os acordos de cooperação com grandes instituições visando a descarbonização que foram firmado nos últimos anos.
Ao longo do evento, foram debatidos investimentos no setor, soluções inovadoras, economia azul, políticas ambientais e estratégias para um futuro mais sustentável, além de diversidade e inclusão nas áreas.
Na quinta-feira (8), representantes da ANTAQ também fizeram visitas técnicas à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), ao TECON Wilson Sons e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC).
Assessoria de Comunicação Social