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Diretor-geral destaca atividades da ANTAQ em lançamento do GT de Negócios Oceânicos

Eduardo Nery falou dos principais estudos e ações da agência para fomentar práticas sustentáveis no setor aquaviário
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Publicado em 26/07/2023 15h23 Atualizado em 26/07/2023 15h26
Eduardo Nery ONU

Eduardo Nery participou da cerimônia de abertura do lançamento do GT de Negócios Oceânicos

Brasília 26/07/2023 - Ações de governança, sinergia entre as instituições e ações promovidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para descarbonização dos portos, fortalecimento da Economia Azul e sustentabilidade no transporte de cargas.

Esses foram os principais assuntos tratados pelo diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, nesta quarta-feira (26), em sua fala de abertura durante o Lançamento do Grupo de Trabalho (GT) de Negócios Oceânicos, organização integrante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

O lançamento do GT aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano. O Grupo busca colaborar para a construção de uma agenda de governança em água e oceanos, engajando empresas na economia circular, visando ações para o net positivo da água e recuperação de recursos, em todos os materiais e produtos.

Segundo Nery, a Agência vem atuando em diversas frentes para fomentar práticas sustentáveis no setor aquaviário e estabelecer diretrizes para que o Brasil seja uma referência na elaboração de estudos relacionados à sustentabilidade.

“As ações e estudos que vem sendo desenvolvidos pela ANTAQ tem como objetivo colocar a agência como uma catalisadora de questões ambientais e climáticas. Também buscar alinhamento com as melhores práticas sustentáveis e desenvolvimento de estratégias para chegar em 2050 com padrão de carbono zero. Além disso, a nossa agenda ambiental trará propostas e estudos voltados a transição energética e a combustíveis avançados”, disse.

O diretor-geral da ANTAQ destacou ainda a necessidade de fomento das hidrovias na busca do equilíbrio sustentável da matriz de transporte. Afirmou que a Agência pretende entregar, em breve, a versão final do plano geral de outorgas de exploração das vias navegáveis ou potencialmente navegáveis no território nacional (PGO-Hidrovias).

“Em termos de sustentabilidade, seriam necessários 258 vagões, ou 515 carretas, para transportar o equivalente a 1 comboio em transporte aquaviário. A valorização das hidrovias é importante para o equilíbrio da matriz de transportes brasileira e da economia verde no país. A ANTAQ elaborou um PGO voltado ao setor hidroviário e, em breve, vamos entregar a versão final do documento”, falou.

Além do diretor-geral da ANTAQ, o encontro contou com a presença da superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação (SDSI), Cristina Souza. Ela destacou a importância da pauta na busca do crescimento da Economia Azul no mundo.

“Muito feliz em participar de uma pauta fundamental sobre negócios oceânicos. Entender a economia azul, a partir da descarbonização dos portos brasileiros, pensar no benefício social e sustentabilidade ambiental é atuar no bem individual integrado ao desenvolvimento coletivo. E, para isso, políticas de ESG claras permitirão adequação ética empresarial, responsabilidade social e compromisso ambiental”.

Sobre o Pacto Global

Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Conta com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. Vale lembrar que o Brasil é terceira maior signatária de empresas aderentes ao Pacto Global.

Assessoria de Comunicação Social 

Tags: InfraestruturaTransportesESGHidroviasEconomia azul ONUPGO-Hidrovias
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