Notícias
GERAÇÃO
ANEEL homologa o resultado do Leilão nº 1/2025 para Suprimento aos Sistemas Isolados
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (9/12), durante Reunião Pública Ordinária, a homologação do resultado e adjudicação do Leilão nº 1/2025, destinado a adquirir energia e potência elétricas, por meio de Soluções de Suprimento, para atender a mercados consumidores nos Sistemas Isolados. O certame foi realizado no dia 26 de setembro de 2025, na modalidade virtual, por meio da Plataforma de Negociação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
No mês de novembro deste ano, a Comissão Permanente de Leilões (CPL) da ANEEL analisou os documentos de habilitação apresentados pelas proponentes classificadas no Leilão nº 1/2025 e recomendou a habilitação das vencedoras do certame, bem como a homologação do resultado e adjudicação do respectivo leilão às proponentes vencedoras.
Foram contratados 50 megawatts (MW) para fornecimento de energia elétrica a cidades no Amazonas e no Pará que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O prazo para início de funcionamento dos empreendimentos nos dois lotes é 20 de dezembro de 2027.
Para o Lote 1 foi contratada solução de suprimento híbrida, com presença de fontes térmicas a óleo diesel e fotovoltaicas, e solução de armazenamento associada de 0,6 MW. A solução conta com 20,165 MW de potência, e foi vendida a um preço de R$ 2.729,70/MWh, configurando um deságio de 22,01%.
No Lote 3 também foi contratada solução de suprimento híbrida, com presença de fontes térmicas a óleo diesel e fotovoltaicas, e solução de armazenamento associada de 30 MW. A solução conta com 30,100 MW de potência, e foi vendida a um preço de R$ 1.593,16/MWh, configurando um deságio de 46,89%.