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7 Passos para Nota Máxima de Transparência Ativa

Info

Como Atingir Nota Máxima na Avaliação de Transparência Ativa?

Acompanhe, abaixo, o infográfico resumido sobre tema! Ao final, para mais detalhes, clique nos itens e veja a explicação de cada um dos passos para seu órgão atingir nota máxima em transparência ativa.

Clique e Confira o Detalhamento

O Guia de Transparência Ativa para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (GTA) foi idealizado pela CGU com o objetivo de padronizar a apresentação das informações obrigatórias, de modo a facilitar a localização delas em qualquer sítio governamental.

O GTA busca oferecer uma compilação das obrigações de transparência – esparsas em leis, decretos e atos normativos infralegais – e as organiza dentro de uma estrutura padronizada de submenus dentro da seção “Acesso à Informação”.

Assim, o monitoramento quanto ao cumprimento das obrigações de transparência leva em conta não apenas a disponibilização da informação em si, mas também a sua localização na estrutura prevista para a seção “Acesso à Informação”.

Conforme destacado no “passo 1”, o monitoramento quanto ao cumprimento das obrigações de transparência ativa leva em conta a estrutura de submenus prevista no GTA para a seção “Acesso à Informação”. Assim, são pré-requisitos para uma boa avaliação:

  • A seção “Acesso à Informação” deve estar disponível em primeiro nível, no menu principal do sítio oficial;
  • Os submenus devem ser organizados com a exata nomenclatura e na mesma sequência indicada no GTA, a saber:
  1. Institucional;
  2. Ações e Programas;
  3. Participação Social;
  4. Auditorias;
  5. Convênios e Transferências;
  6. Receitas e Despesas;
  7. Licitações e Contratos;
  8. Servidores (este submenu pode se chamar “Empregados”, no caso das estatais);
  9. Informações Classificadas;
  10. Serviço de Informações ao Cidadão;
  11. Perguntas Frequentes;
  12. Dados Abertos;
  13. Sanções Administrativas.

O monitoramento quanto ao cumprimento das obrigações de transparência ativa é feito por meio do Sistema de Transparência Ativa (STA), disponibilizado aos órgãos e entidades cadastrados com perfil “Gestor” no módulo “Aceso à Informação” da Plataforma Fala.BR.

É por meio do STA que a CGU organiza a “fila” de avaliações pendentes.

É preciso informar no STA, para cada item de transparência ativa, o link exato da página onde a informação foi publicada dentro da estrutura de submenus da seção “Acesso à Informação”.

Sempre que a Equipe de Monitoramento da Transparência Ativa avalia um item como “não cumpre” ou “cumpre parcialmente”, é informado no campo “observação” do STA a razão dessa avaliação e o que precisa ser ajustado.

Essa é a principal forma de comunicação entre a CGU e os órgãos avaliados, no que se refere ao monitoramento de TA, e é responsabilidade dos órgãos e entidades acessar o STA e verificar as observações quanto aos ajustes necessários em sua transparência ativa.

Após verificar as observações nos itens avaliados como “não cumpre” ou “cumpre parcialmente” é preciso realizar os ajustes necessários no sítio oficial e, em seguida, atualizar o item no STA. 

Só assim ele entrará na “fila” de monitoramento da transparência ativa e será reavaliado.

As comunicações da Equipe de Monitoramento da Transparência Ativa sobre diversos assuntos, tais como eventuais atualizações no GTA; realização de ações de monitoramento ou divulgação de eventos e capacitações serão informadas às pessoas cadastradas na Plataforma Fala.BR como:

  • Autoridade de Monitoramento da LAI (AMLAI);
  • Responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC);
  • Responsável pela Transparência Ativa.

Por isso, para receber tais comunicações, é importantíssimo que os cadastros estejam sempre atualizados!

Caso haja dúvidas acerca das observações deixadas pela CGU no STA, entre em contato com a equipe de monitoramento pelo e-mail cgdat.transparencia@cgu.gov.br

Por esse canal também podem ser encaminhadas dúvidas ou sugestões a respeito do GTA ou do monitoramento da transparência ativa.

Todos os e-mails são tratados pela Equipe de Monitoramento da Transparência Ativa e respondidos com a maior rapidez possível.

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