Notícias
INTERNACIONAL
Missão Noruega: Secretaria Nacional de Portos participa de comitiva no país europeu
Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário realizaram visita no principal porto da Noruega - Foto: ASCOM/Divulgação
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP), participou de uma missão especial à Noruega promovida pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), entre os dias 11 e 17 de junho. O objetivo da missão foi promover o intercâmbio de boas práticas no setor portuário brasileiro por meio de experiências do país europeu.
Ao longo de uma semana, a comitiva, formada por 73 participantes entre autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associados e representantes do setor portuário brasileiro, realizou visitas técnicas a importantes portos da Noruega. A programação permitiu a promoção de relevantes diálogos institucionais, a troca de experiências e a análise de modelos internacionais de gestão portuária, com destaque para as estratégias de sustentabilidade adotadas no país.
Como representantes do SNP, estiveram presentes o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Bruno Neri.
Segundo o secretário, além de fortalecer laços internacionais, a missão foi uma oportunidade valiosa “para conhecer importantes cidades portuárias, explorar soluções sustentáveis adotadas por companhias que também atuam no Brasil e mergulhar em inovações tecnológicas. Voltamos com novas ideias, parcerias e inspiração para um futuro portuário mais eficiente, moderno e verde”, ressalta.
Já para o diretor Bruno Neri, foi um momento propício de aprendizado “de networking e benchmarking, para poder levar ao Brasil as tecnologias que vêm sendo desenvolvidas em um país precursor nas soluções sustentáveis e no uso de tecnologias verdes, como o shore power. Trata-se de uma excelente chance de absorver esses conhecimentos e buscar sua aplicação prática nos portos brasileiros", destaca.
Entre o roteiro da missão, estavam visitas à primeira instalação do mundo dedicada ao transporte e armazenamento de CO₂, que é o projeto Northern Lights, localizado nas proximidades de Bergen. E, além disso, aos portos de Bergen e de Oslo, e às empresas G2 Ocean, Odfjell, Corvus Energy e FTSpar.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos