Notícias
IMATERIAL
São Paulo recebe seminário sobre os 25 anos da política de patrimônio imaterial no Brasil
Nos dias 10 e 11 de dezembro, das 9h às 18h, a cidade de São Paulo (SP) sedia o Seminário de Articulação de Políticas Públicas para o Patrimônio Imaterial, que neste ano destaca o tema “Os 25 anos da política de patrimônio imaterial no Brasil: memórias, experiências e perspectivas”. O encontro é aberto ao público, com entrada gratuita, e os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível aqui.
Realizado anualmente pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial de São Paulo, composta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o evento de 2025 celebra os 25 anos da política nacional de patrimônio imaterial no país. O marco dessa trajetória é o Decreto nº 3.551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e deu origem ao Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
Locais dos encontros
-
10 de dezembro – Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto) | Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso;
-
11 de dezembro – Museu Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
Destaques da programação
No primeiro dia, o seminário reúne especialistas para discutir a formação histórica da política de patrimônio imaterial e os caminhos que levaram o Brasil a incorporar o “intangível” às ações de preservação cultural. O segundo dia será dedicado a atividades externas, como uma caminhada temática inspirada em Os Contos de Belazarte e uma visita guiada sobre o papel de Mário de Andrade como gestor cultural.
10 de dezembro – Centro Cultural São Paulo
09h – Recepção e credenciamento
09h45 – Abertura musical
10h – Mesa de abertura
10h30 – Mesa 1: Dos estudos folclóricos ao patrimônio imaterial
13h – Almoço
14h30 – Mesa 2: O olhar para além da materialidade
17h – Confraternização e café
11 de dezembro – Casa Mário de Andrade
10h – Caminhada: Os Contos de Belazarte
13h – Almoço
14h30 – Visita temática: Mário Gestor Cultural
25 anos de avanços na salvaguarda do patrimônio imaterial
Desde 2000, o Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), atua em parceria com comunidades e organizações de todo o país para documentar, promover e proteger tradições brasileiras — como festas populares, saberes, formas de expressão e modos de fazer. Até o momento, 61 bens culturais já foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil e sete deles também integram a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Além disso, 28 Planos de Salvaguarda já foram publicados, orientando ações de preservação em todo o país.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr
