Notícias
IPHAN NO NOVO PAC
Praça Dom Vital em Natal é reinaugurada pelo Iphan com recursos do Novo PAC
Foto: Joana Lima/Assecom-RN
A entrega da requalificação da Praça Dom Vital, no Centro Histórico de Natal (RN), marca um avanço importante na valorização da história e da cultura da cidade. A solenidade de reinauguração ocorreu nesta segunda-feira, 25 de agosto, e contou com a presença de autoridades e parceiros envolvidos na execução do projeto, conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Estado do Rio Grande do Norte e Caixa Econômica Federal. Foram investidos cerca de R$ 770 mil, viabilizados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Participaram da cerimônia o superintendente do Iphan no Rio Grande do Norte, João Gentil de Sousa Neto; a secretária de Estado Turismo, Marina Dias Marinho; o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Felipe Alves; e o secretário da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), Gustavo Coelho, e o representante da construtora HB Engenharia, Hélio Nelson; entre outros.
Localizada ao lado da Igreja do Rosário dos Pretos e próxima ao Arquivo Arquidiocesano, atualmente também em processo de restauração pelo Iphan, a praça ressurge como espaço de convivência, preservação e memória para a população. A intervenção incluiu a instalação de canteiros, pisos e meio-fio, a implantação de mobiliário urbano – como bancos, postes e lixeiras –, melhorias de acessibilidade, plantio de cobertura vegetal e pintura do monumento à abolição da escravidão, que ganhou nova base azul e estrutura na cor cinza.
Para o superintendente do Iphan no Rio Grande do Norte, João Gentil, a entrega da praça é uma resposta a uma demanda histórica da população. “Essa obra tem grande importância, porque a Praça Dom Vital foi palco de lutas durante a escravidão. Sua revitalização só foi possível graças ao empenho do governo federal, sob a liderança do presidente Lula, e à gestão do presidente do Iphan, Leandro Grass.”, explicou.
“O investimento de cerca de 770 mil reais integra o conjunto de ações para revitalizar o Centro Histórico de Natal, que compreende os bairros Rocas, Ribeira e Cidade Alta. É uma praça de bastante visibilidade, situada entre a Igreja do Rosário e o Arquivo da Arquidiocese, também em restauração pelo Iphan”, completou.
Conjunto de praças
A revitalização da Praça Dom Vital integra um projeto mais amplo que contempla também as praças André de Albuquerque e Augusto Severo, igualmente localizadas no Centro de Natal. Juntas, as três áreas recebem investimentos de aproximadamente R$ 2,3 milhões em ações conduzidas pelo Iphan em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Essas iniciativas fazem parte do Novo PAC e têm como objetivo preservar e valorizar o patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Centro Histórico de Natal, tombado pelo Iphan em 2010.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr
