Notícias
ARQUEOLOGIA
No Pará, itens arqueológicos são encontrados durante obra de revitalização da Praça da Bandeira, em Belém
Foto: Divulgação
Durante escavações em obras de revitalização da Praça da Bandeira, em Belém (PA), foram encontrados diversos artefatos arqueológicos, como azulejos, louças, cerâmicas, moedas e materiais construtivos em geral, datados dos séculos 18 a 20. Esses vestígios representam uma importante contribuição para o entendimento da história urbana e da ocupação do espaço pelas populações que circularam pela região ao longo dos séculos. As intervenções no local fazem parte da preparação para o Freezone Cultural Action - espaço complementar às zonas oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). Os dois eventos ocorrem em novembro, na capital paraense.
As escavações são realizadas em pontos estratégicos da praça, com o objetivo de registrar o "pacote cultural" com maior “controle estratigráfico”. Em arqueologia, um "pacote cultural" refere-se a um conjunto de elementos materiais e simbólicos que caracterizam a cultura de um povo ou grupo social, tanto em termos de seus artefatos quanto de suas práticas, crenças e valores. Já o “controle estratigráfico” é a análise da sequência de camadas de rochas (estratos) para determinar a história geológica de uma região. Até o momento, já foram coletados mais de 600 fragmentos arqueológicos no local.
As pesquisas arqueológicas na Praça da Bandeira seguem o protocolo de submissão de projeto à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que autorizou a realização dos estudos e o acompanhamento arqueológico durante as obras de requalificação do local. As escavações ocorrem de forma integrada ao andamento da obra, permitindo a continuidade dos trabalhos sem prejuízo à preservação do patrimônio.
Os vestígios encontrados serão analisados e, posteriormente, encaminhados à reserva técnica do Museu do Estado do Pará (MEP), em Belém, onde ficarão disponíveis para futuras pesquisas. Informações sobre a exposição pública do material serão comunicadas futuramente pelo museu.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
