Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
No Dia Nacional do Choro, Iphan realiza encontro de detentores do bem cultural em São Paulo (SP)
Foto: Acervo/Iphan
Nesta quarta-feira, 23 de abril, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) celebrou o Dia Nacional do Choro com uma programação especial na sede da superintendência do Instituto em São Paulo.
O evento contou com a entrega do Certificado de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil aos detentores presentes e com uma roda de conversa sobre a salvaguarda do Choro. Aberto a chorões e choronas de todo o estado, o encontro buscou fortalecer os laços entre o Iphan e os fazedores dessa expressão musical e cultural brasileira.
Os presentes na celebração levaram seus instrumentos e, no encerramento da noite, juntos formaram uma rica e talentosa roda de Choro.
O Choro
Reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial do País desde fevereiro de 2024, o choro é uma das manifestações mais ricas e longevas da música popular nacional.
Com raízes no século XIX, ele se firmou como um dos primeiros gêneros musicais urbanos do Brasil, unindo influências europeias, africanas e indígenas em uma sonoridade única. O reconhecimento como patrimônio reforça a importância de ações de salvaguarda que garantam sua continuidade e transmissão às futuras gerações.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr