Notícias
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO
Iphan realiza visita técnica ao Museu do Território de Santa Inês (BA) para inclusão no Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou, no dia 18 de setembro, uma visita técnica ao Museu do Território de Santa Inês (MUSINÊS), localizado no município de Santa Inês (BA). O objetivo da ação foi avaliar as condições da instituição para sua inclusão no Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa (CNIGP), iniciativa que reconhece e fortalece espaços destinados à preservação, estudo e difusão do patrimônio arqueológico brasileiro. A ação foi feita pelo arqueólogo Mateus Rizério.
Com exposições que retratam diferentes aspectos da história e da memória local, o MUSINÊS conta com quatro núcleos temáticos: Núcleo dos Dinossauros, Núcleo do Povo Santineense, Núcleo Histórico Ferroviário e Núcleo Histórico Indígena. Desde 2024, a instituição exibe em seu acervo uma urna cerâmica indígena da tradição Aratu, além de um colar de contas de tiririca. Os artefatos estão associados a elementos arqueológicos escavados na comunidade de Lagoa Queimada, no próprio município.
A solicitação de inclusão no CNIGP representa um passo para a consolidação do museu como referência na preservação do patrimônio histórico e arqueológico da região. A medida permitirá salvaguardar de forma permanente o material arqueológico autóctone e oferecer respaldo institucional para a realização de novas pesquisas no município e em todo o Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.
Durante a visita, técnicos do Iphan realizaram vistoria nas áreas expositivas, no laboratório e na reserva técnica do museu, com o objetivo de avaliar as condições de guarda, conservação e pesquisa. Após a elaboração do relatório da visita, a próxima etapa será o encaminhamento do processo ao Centro Nacional de Arqueologia (CNA), responsável por deliberar sobre a inclusão do MUSINÊS no cadastro.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr