Notícias
DISCUSSÃO
Iphan promove seminário sobre gestão do patrimônio ferroviário em Goiás
Quais os caminhos a trilhar para uma maior valorização do nosso patrimônio ferroviário? Para responder perguntas como esta, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, nesta quarta-feira (26), o seminário "Nos Trilhos do Patrimônio: Pactuação para uma Gestão Compartilhada". O evento ocorreu na Superintendência do Iphan em Goiás e contou com importantes discussões sobre a socialização, a sustentabilidade e a gestão compartilhada do patrimônio ferroviário no estado.
Foram realizadas palestras sobre a legislação aplicada ao patrimônio ferroviário e os desafios da destinação de espaços ferroviários para fins culturais e sociais. Também houve um debate sobre as perspectivas futuras para a gestão compartilhada desses bens.
As responsabilidades do Iphan na gestão do patrimônio ferroviário, bem como os instrumentos legais de proteção e as possibilidades de financiamento por meio das leis de incentivo à cultura e a repactuação dos planos de uso e manutenção das estações ferroviárias também estiveram na pauta.
"A presença de vários parceiros discutindo a questão permitiu que o problema das estações ferroviárias fosse analisado sob diferentes ângulos. Isso enriqueceu muito o debate e abriu uma nova atmosfera para se buscar a recuperação e a utilização sustentável daqueles bens”, destacou o superintendente do Iphan em Goiás, Gilvane Felipe.
Cerca de 40 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura e gestores de estações ferroviárias, participaram do seminário. Na ocasião, também foram apresentadas as possibilidades de acesso a recursos para manutenção e revitalização dos espaços, incentivando o desenvolvimento do turismo e da economia criativa em regiões atravessadas pela Estrada de Ferro Goyaz, incorporada à Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), em 1967. O evento foi encerrado com uma visita à exposição "Goiás: 11 mil anos", que apresenta a história do estado.
O seminário contou com a presença de especialistas e representantes de entidades como Ministério da Cultura (MinC), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Estadual de Cultura de Goiás (Secult-GO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr