Notícias
GESTÃO DO PATRIMÔNIO
Iphan lança projeto de geoespacialização de bens culturais
A proteção ao patrimônio cultural ganhou reforço nesse fim de 2025. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está lançando o Projeto de Geoespacialização de Bens Culturais para a Gestão da Conservação, com o objetivo de qualificar a gestão, o monitoramento e a tomada de decisões relacionadas à preservação do patrimônio tombado em nível federal.
O lançamento do projeto ocorreu no último dia 19 de dezembro, na sede do Iphan, em Brasília (DF). A professora Raquel Naves, fundadora do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), da Universidade de Brasília (UnB), apresentou a estrutura do projeto, firmado em parceria com o Iphan por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 120 mil.
Segundo ela, a iniciativa contribui para uma visão mais estratégica da conservação, “ao possibilitar a identificação de riscos, orientar intervenções e aprimorar a transparência e o acesso às informações sobre o patrimônio cultural”.
O Projeto de Geoespacialização de Bens Culturais é uma iniciativa da Coordenação de Conservação do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) para produzir e qualificar os dados de gestão sobre os bens culturais materiais protegidos em nível federal, com foco nas informações relativas à sua condição de conservação. Pretende-se constituir uma base de dados geoespacializados, dedicada à gestão dos riscos dos bens em todo território nacional.
A partir da capacitação e sensibilização dos servidores para a importância da Geoespacialização dos seus objetos de trabalho, o Projeto inicia a construção de um ambiente técnico adequado para a evolução digital por meio da aplicação de tecnologia GEO-BIM (Geographic Building Information Modeling) nos bens culturais materiais.
O objetivo final da ação é garantir a gestão estratégica dos bens acautelados, permitindo ao Instituto um planejamento adequado, com maior eficácia na priorização na aplicação de recursos técnicos e financeiros dedicados à conservação dos bens culturais sob sua responsabilidade.
Mais informações:
Coordenação-Geral de Conservação (CGCO) - cgco@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr