Notícias
LITERATURA
Iphan doa acervo de livros sobre cultura afro-brasileira à União dos Negros do Amapá (UNA)
Foto: Iphan/AP
Na última quarta-feira (27), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amapá realizou, na capital do estado, a doação de parte de seu acervo literário à União dos Negros do Amapá (UNA). A entrega reforça o compromisso de preservação e valorização da memória e da identidade do povo negro no estado.
O acervo doado reúne obras que tratam da ancestralidade e da história afro-brasileira, entre elas “As Vitórias Que a História Não Conta”, de André Luis Soares, e “África: Nossa História, Nossa Gente”, de Ademir Barros dos Santos. Os exemplares estão disponíveis na sala de leitura da UNA e, posteriormente, irão compor a biblioteca do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, em Macapá.
Para a coordenadora-geral da UNA, Elisia Congó, a ação representa um gesto de fortalecimento cultural. “A doação feita pelo Iphan foi de grande valia para a comunidade afrodescendente, para que ela tenha conhecimento daquilo que é dela, visto que os livros tratam de um bem patrimonial, assim como a nossa cultura patrimonial, assim como os afrodescendentes que escrevem sobre a sua raça”, destacou.
O superintendente do Iphan no Amapá, Michel Flores, ressaltou a relevância da parceria e o papel das obras para o reconhecimento da herança afrodescendente no estado. “Os livros entregues servirão como base para o fortalecimento do acesso ao conhecimento, fomentando a pesquisa e a preservação de histórias ancestrais, para que as futuras gerações tenham referências sólidas de sua cultura”, afirmou.
A doação integra as ações do Iphan voltadas ao incentivo à pesquisa, educação patrimonial e valorização da diversidade cultural que compõem a identidade amapaense.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr
