Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Inscrições abertas para formação em educação patrimonial para professores de SC
Foto: Acervo Escola do Mar
Mais uma oportunidade para professores da Grande Florianópolis (SC) ampliarem e aprofundarem suas metodologias para utilizar em sala de aula o patrimônio cultural para abordar os componentes curriculares. Estão abertas as inscrições para a formação continuada Cidade Plural: Florianópolis pelo e para o olhar das crianças, fruto da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Escola do Mar da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Faça sua inscrição gratuitamente clicando aqui até o dia 9 de maio.
A carga horária total da formação continuada é de 80h com encontros integrais, presenciais e on-line, uma vez por mês nas quartas-feiras: 14/5, 11/6, 9/7, 20/8, 17/9, 29/10, 12/11. Para receber o certificado é necessário 50% de presença e realização de trabalho final, composto por plano de aula realizado durante o ano.
Vagas
Serão 60 vagas, sendo 50 para professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (20 vagas professores da Educação infantil, 20 vagas professores do Ensino fundamental e 10 vagas para professores da Educação de Jovens e Adultos) e 10 vagas para professores e professoras de outras redes de ensino.
Conteúdo Programático
Patrimônio Cultural e diversidade; Cultura Oceânica; Direito à cidade; Saberes afro-brasileiros e indígenas; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Patrimônio Arqueológico; Biodiversidade; Transformações urbanas e de paisagem; Ocupação urbana; Musicalidade (samba e choro) como objeto de pesquisa; Gênero e Raça; Religiões de matriz africana; Ecossistemas da Ilha de Santa Catarina; EduComunicação; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Inventário Participativo; Educação Patrimonial; Educação Ambiental Marinha e Costeira; Possibilidades metodológicas a partir de saídas de estudos.
Formação continuada
Em 2023, as formações continuadas “Cultura Oceânica” e “(A)Mar que nos atravessa e é atravessado por nós” atenderam 40 professores, contemplando 16 Escolas Básicas Municipais e quatro Núcleos de Educação Infantil, com 25 projetos realizados nas escolas. O Caderno Científico com artigos sobre essas formações está disponível aqui.
No ano seguinte, a iniciativa “Alfabetização Científica com ênfase em Patrimônio Natural e Cultural” atendeu 30 professores, contemplando oito Escolas Básicas Municipais e sete Núcleos de Educação Infantil, com 10 projetos realizados nas escolas. O Seminário de encerramento dessa formação pode ser acessado aqui.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr