Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Em Goiás, projeto "Quintal do Patrimônio (En)Cena" leva teatro e educação patrimonial a estudantes da rede pública
Foto: Valdeci Arantes
Com o intuito de aproximar o público jovem do debate sobre o Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolve o projeto Quintal do Patrimônio (En)Cena, em Goiás. A ação consiste na apresentação, para alunos de escolas públicas, de seis peças teatrais com temas sobre as atribuições do Iphan, bens tombados em Goiás e a importância da preservação cultural.
As encenações serão feitas por dez estudantes da rede pública, em três municípios: Goiânia, Cidade de Goiás e Pirenópolis. A peça ainda terá data marcada, prevista para o início de agosto, durante a Semana do Patrimônio. A preparação para as atuações ocorre entre maio e julho, com oficinas e ensaios acompanhados por profissionais do teatro de uma empresa especializada, que elaborou o enredo e vai organizar as apresentações e a logística do espetáculo. O investimento estimado é de cerca R$ 40 mil.
“O objetivo é promover um espaço de diálogo e reflexão com a comunidade escolar sobre as Políticas Públicas executadas pelo Iphan. A intenção é levar essa peça a um público de cerca de 3 mil pessoas, nos três municípios goianos”, afirmou a chefe do Escritório Técnico do Iphan em Goiás, Renata Galvão. A linguagem teatral foi escolhida por ser dinâmica e acessível, a fim de estimular o protagonismo juvenil e valorizar a identidade local.
O projeto fomenta o diálogo entre Estado e sociedade civil, integrando cultura e educação. Com isso, busca-se ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre os bens protegidos em nível federal no estado de Goiás, como os conjuntos urbanos de Goiânia, Pirenópolis e a Cidade de Goiás.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr