Notícias
EDITAL
Edital destinará R$ 800 mil para projetos de patrimônio cultural no Sítio Santo Antônio (SP)
Foto: Victor Hugo Mori
Foi prorrogado até 11 de junho de 2025 o prazo de inscrições para o novo edital de fomento ao patrimônio cultural no Sítio Santo Antônio, em São Roque (SP). Até esta data, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem apresentar propostas com foco em iniciativas de capacitação para patrimônio cultural em uma localidade específica, o Sítio Santo Antônio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), juntos, vão destinar R$ 800 mil para a proposta vencedora desenvolver a capacitação em três módulos: plano de ocupação, diagnóstico físico e proposta de intervenção.
Os proponentes deverão explorar um olhar decolonial, a partir de uma abordagem crítica e ampliada sobre as casas bandeiristas, reconhecendo não apenas seu valor arquitetônico, mas também os contextos históricos de violência e exploração, marcados pela colonização, escravização e expropriação de territórios, que caracterizavam o período em que foram construídas.
O edital é resultado do Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2024, entre a superintendência do Iphan em São Paulo e o CAU-SP, cujo objetivo visa a realização de ações conjuntas voltadas à difusão da preservação do patrimônio cultural.
Sítio Santo Antônio
O Sítio Santo Antônio é um conjunto rural bandeirista, de propriedade do Iphan desde 1944. Localizado na Estrada Mário de Andrade, é formado por casa e capela construídas no século XVII e extensa área verde.
O local é um importante conjunto histórico e arquitetônico do período colonial brasileiro. Foi construído em 1681 e pertenceu a Fernão Paes de Barros, um bandeirante, e, mais tarde, ao escritor Mário de Andrade, que adquiriu o sítio em 1947 e o doou, na época, ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que o tomou como propriedade.
Atualmente, o Sítio está aberto para visitação do público, mas não conta com uma programação ativa, sendo, no presente momento, subutilizado. Também exige permanentes ações de conservação preventiva e demanda projetos técnicos de arquitetura, design e engenharia para alcançar seu pleno potencial de uso.
Edital e inscrições
Para a inscrição é necessário que a Organização proponente tenha cadastro na Plataforma Prosas. (veja orientações detalhadas no Anexo II). Clique aqui para realizar sua inscrição. Em caso de outras dúvidas, envie e-mail para edital.parceria@causp.gov.br
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO E ANEXOS RELATIVOS À INSCRIÇÃO
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
