Notícias
SALVAGUARDA
Detentores recebem certificados de registro dos Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas
Foto: André Brasil/Iphan
Neste domingo (24/08), cerca de 80 guardas/ternos/associações e irmandades detentoras dos Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas enviaram representantes para receber, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), certificados de registro da manifestação cultural reconhecida como patrimônio cultural brasileiro na última reunião do Conselho Consultivo do Iphan, em junho deste ano. O evento de entrega aconteceu durante a programação do Festejo do Tambor Mineiro e da Virada Cultural de Belo Horizonte, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
“É o momento de celebrar a nossa ancestralidade, a representação viva da história que percorre o Brasil”, disse o pesquisador Jeremias Brasileiro, autor do pedido de registro das congadas. “Temos que agradecer a equipe do Iphan que durante todos esses anos estiveram junto conosco. Quem cuida dos patrimônios somos nós, detentores. Precisamos das instituições públicas como parceiras, mas nós detentores não podemos deixar que a nossa cultura seja institucionalizada. É caminhar junto com o poder público, quando o poder público quer caminhar junto”, destacou.
“Estamos em busca da cidadania e reconhecimento das nossas tradições. Cabe a nós não deixar a gunga morrer, não deixar a gunga acabar” disse a Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, Lêda Martins, fazendo referência ao instrumento de percussão preso no tornozelo dos fiéis, típicas das congadas mineiras, mas que foi originalmente um artifício usado para identificar escravizados fugidos. “Salve aos nossos ancestrais e à Nossa Senhora do Rosário”, completou.
O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Deyvesson Gusmão, destacou o esforço coletivo da sociedade e do poder público para o registro dos Saberes do Rosário junto ao Iphan. “O processo de registro é sempre conduzido com a participação dos detentores. Para as ações de salvaguarda é importante que a gente estabeleça parcerias com as prefeituras e o governo do Estado. “Nosso muito obrigado ao festejo do tambor mineiro, ao Ministério da Cultura e aos detentores presentes”, completou.
As comunidades e grupos que não puderam comparecer à cerimônia, poderão solicitar o certificado para a Superintendência do Iphan de Minas Gerais através dos e-mails pci.mg@iphan.gov.br, iphan-mg@iphan.gov.br ou pelo número (31) 3222-2440.
Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas
Os Saberes do Rosário são um conjunto diverso e dinâmico de práticas culturais, espirituais e sociais amplamente difundidas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Essas manifestações envolvem a devoção à Nossa Senhora do Rosário e a outros santos negros, como São Benedito e Santa Efigênia, e incluem a realização de rituais como coroações de reis e rainhas congos, cortejos, danças, cantos, rezas e celebrações comunitárias. Além do período festivo, esses saberes são vivenciados no cotidiano por meio da transmissão de conhecimentos entre gerações, incorporando aspectos materiais, espirituais e simbólicos que conectam os participantes à sua ancestralidade africana.
Caracterizados pela diversidade, os Saberes do Rosário apresentam variações locais em sua nomenclatura e organização, como os termos "Congados" e "Reinados", usados para descrever práticas específicas dentro do universo devocional. Apesar das diferenças, todas as manifestações compartilham um forte componente espiritual e comunitário, reforçando valores de solidariedade, resistência cultural e memória coletiva. As celebrações, que incluem músicas, danças e narrativas, integram uma rica tradição oral e visual, marcada pela presença de instrumentos como tambores e caixas, além de indumentárias ornamentadas que expressam a estética e a cosmologia afro-brasileira.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
