Notícias
MÊS DO PATRIMÔNIO
Corumbá sedia Seminário de Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul
Nos dias 28 e 29 de agosto, Corumbá será palco do Seminário de Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, realizado pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Mato Grosso do Sul e pela Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá. O evento integra a programação da 1ª Jornada Estadual do Patrimônio.
O encontro reunirá especialistas, instituições e sociedade civil para debater e trocar experiências sobre temas atuais que envolvem a preservação do patrimônio cultural. As discussões abordarão a ocupação urbana, os impactos das mudanças climáticas sobre os bens históricos, o patrimônio cultural como oferta turística e a importância do patrimônio imaterial.
O superintendente do Iphan/MS, João Henrique Santos, destaca que o seminário será uma oportunidade de ampliar o olhar sobre diferentes dimensões do patrimônio cultural. “O encontro é uma oportunidade de debater o uso do patrimônio edificado, a manutenção e transmissão de festividades religiosas, como o Banho de São João, além de manifestações do patrimônio imaterial, como a capoeira e o choro”, ressalta.
Além das palestras, a programação contempla visitas guiadas a importantes espaços da Cidade Branca, como o Casario do Porto, a Casa Portuguesa, o Museu de História do Pantanal, o Museu do Homem Pantaneiro, a Igreja Matriz, a Praça da República, a Casa de Memória Dr. Gabi e a Casa Izulina Xavier. Toda a programação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
Jornada Estadual do Patrimônio
O Seminário compõe a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio, que traz como tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”. A iniciativa inédita mobiliza instituições, comunidades e especialistas em todo o estado para valorizar tanto os bens edificados quanto os saberes, festas, modos de vida e línguas que integram a identidade coletiva sul-mato-grossense.
A Jornada integra as comemorações do Mês do Patrimônio. Em 2025, sob o tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, o Mês do Patrimônio promove uma agenda de ações articuladas pelas superintendências regionais do órgão e pela sociedade civil organizada em todo o território nacional. O Dia do Patrimônio é comemorado em 17 de agosto, data de nascimento do advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898–1969), fundador do Iphan em 1937. A data celebra e promove a preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil.
Serviço:
Seminário de Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul
Local: Centro de Convenções do Pantanal - Miguel Gómez - Rua Domingos Sahib, 570. Corumbá/MS.
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/s9sLJGCL2hMkqg2c9
Programação:
28/08/2025 (quinta-feira)
08h30 – Cerimônia de abertura / apresentação cultural
9h – “Patrimônio Cultural do Mato Grosso do Sul em perspectiva” – João Henrique dos Santos / IPHAN-MS
9h30 – “O contexto histórico e geográfico que define ocupação urbana no Estado de Mato Grosso do Sul” – Maria Margareth Escobar Ribas Lima / UFMS
10h10 – “O diálogo entre arquitetura bioclimática e patrimônio histórico: uma resposta às mudanças climáticas” – Camila Amaro de Souza / UFMS
10h40 – “A Interdisciplinariedade do Patrimônio imaterial” – Wanessa Pereira Rodrigues – Fund. Cultura de Corumbá
11h10 – Mesa de debate
14h – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Casa Portuguesa
14h30 – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Igreja Matriz e Praça República
15h – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Casario do Porto
15h30 – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Museu de História do Pantanal (MUHPAN)
16h – Circuito dos Museus e Prédios Históricos de Corumbá – Memorial Homem Pantaneiro (IHP)
29/08/2025 (sexta-feira)
08h30 – “Patrimônio Arquitetônico de Corumbá-Arquitetura Moderna e Memória” – João Bosco Urt Delvízio / UFMS
09h – “Passeio na Avenida: do Significado ao Patrimônio na Afonso Pena, em Campo Grande/MS” – Victoria Mauricio Delvizio / UFMS
10h – “Patrimônio Cultural como oportunidade de diversificação da oferta turística no Pantanal” – Luiz Ricardo Julião Rocha / Fund. Turismo de Corumbá
10h30 – “Turismo e Patrimônio: abordagens interdisciplinares e campo de ação coletiva” – Thiago Allis / EACH-USP
11h – Mesa de debate
15h- Visita guiada – Casa de Memória Dr. Gabi
15h30 – Visita guiada – Casa Izulina Xavier