Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
Centro Lucio Costa promove palestra sobre os limites da ideia de “cultura brasileira”, no RJ
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O Centro Lucio Costa, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realiza no dia 1º de setembro, às 9h30, a palestra “Os limites da ideia de 'cultura brasileira'”, no auditório da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro.
A palestra será ministrada pelo professor Lucas Amaral de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que discutirá narrativas históricas sobre cultura brasileira e identidade nacional, ancoradas na ideia de “formação”, refletindo criticamente sobre como essas narrativas constroem ideais de nação e ocultam violências estruturantes.
Lucas Amaral de Oliveira é professor de Sociologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Líder do PERIFÉRICAS – Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele também é autor do livro “Experiências Estéticas em Movimento” e coorganizador da obra “Teoria Social e Desafios Pós-Coloniais” (2024).
A palestra é aberta ao público e também poderá ser acompanhada pelo YouTube. A atividade inaugura o módulo de aulas da turma do Mestrado Profissional do Iphan e integra o projeto de pesquisa “Patrimônio em Prática”, que busca fomentar reflexões sobre a relação entre teoria e prática no campo do patrimônio cultural.
Serviço
Palestra: Os limites da ideia de “cultura brasileira”
Data: 1º de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro – Av. Rio Branco, 46, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr