MESTRADO PROFISSIONAL

Centro Lucio Costa promove “Jornada 20 anos do Programa de Especialização em Patrimônio Cultural”

Evento acontece nesta segunda-feira (25/11), na modalidade híbrida

Publicado em 25/11/2024 09:38Modificado em 31/12/2024 10:53
Compartilhe:
Atividade acontece na sede do Mestrado Profissional, no Rio de Janeiro
Atividade acontece na sede do Mestrado Profissional, no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (25/11), será realizada a “Jornada 20 anos do PEP”, com ex-alunas e ex-alunos do Programa de Especialização em Patrimônio Cultural (PEP). O evento dá continuidade à série de atividades em comemoração pelos 20 anos da política de formação superior em nível de pós-graduação promovida pelo Iphan, a partir da criação, em 2004, do Programa de Especialização em Patrimônio Cultural, até o atual Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. A atividade acontece na sede do Mestrado Profissional, no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro (RJ). Os interessados também poderão acompanhar a transmissão pelo canal do Iphan no YouTube.  

A Jornada ocorrerá durante o 1º Módulo de Aulas da Turma 2024, num momento especial para o Brasil que sedia, neste mesmo período, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro da Cúpula do G20, trazendo eixos importantes de discussão para as sociedades contemporâneas, tais como o combate à fome, pobreza e desigualdade, mudanças climáticas, governança global e integração das perspectivas de comunidades e povos tradicionais nas discussões políticas. 

Percebe-se que tais temas vêm sendo trabalhados nas pesquisas e produtos técnicos dos discentes ao longo da história do Mestrado do Iphan, demonstrando como tais urgências são sentidas pelo campo do patrimônio nessas últimas duas décadas, a partir das lentes de pesquisadores e profissionais que passaram pela formação no curso. Por essa razão, foram selecionados egressos do curso para relatos de sua experiência de pesquisa e desdobramentos dessa experiência ao longo de sua trajetória até os dias de hoje, o que pode transformar esse momento celebratório do aniversário do Programa num rico espaço de reflexão a respeito do campo do patrimônio e sua relação com as questões globais. 

Serviço:  
Data: 25/11/2024, das 09h30 às 18h
Local: Sala de aulas do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan.  
Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 3131/sala: 1401 - Edifício Teleporto- Cidade Nova, Rio de Janeiro 

Clique aqui para acompanhar a transmissão pelo canal do Iphan no YouTube.  

Confira a programação:  

Mesa 1: 09h30 às 13h 

Debatedora: Profa. Adriana Sanajotti Nakamuta (Mestrado Profissional do Iphan) 

09h30 às 10h. Helena Tavares Gonçalves 

10h às 10h30. Renata Domingues Sampaio 

10h30 às 11h. João Paulo Pereira do Amaral 

11h às 11h30 Intervalo 

11h30 às 13h. Debates e encerramento 

Mesa 2: 14h30 às 18h 

Debatedor: Prof. Marcelo Antonio Sotratti (Mestrado Profissional do Iphan) 

14h30 às 15h. Alessandra Rodrigues Lima 

15h às 15h30. Gabriella Cristina Pieroni 

15h30 às 16h. Sibele Fernanda de Paula Passos 

16h às 16h30 Intervalo 

16h30 às 18h. Debates e encerramento 

Mais informações para a imprensa   
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br    
www.iphan.gov.br   
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr   
www.youtube.com/IphanGovBr 

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: