Notícias
Serviços
Rio de Janeiro teve mais de 5 mil atendimentos em 2025 nos mutirões de documentação
O último Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural em 2025 no Rio de Janeiro alcançou, aproximadamente, 500 pessoas no município de Mangaratiba, na região da Costa Verde, distante 85 quilômetros da capital fluminense. Os atendimentos ocorreram nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 294, na Praia do Saco. A maioria do público obteve mais de um serviço nesta edição. Ao todo, foram mais de 5 mil atendimentos em 2025.
Durante a ação, o Incra prestou orientações sobre regularização fundiária, cadastro rural e baixa nas cláusulas resolutivas para liberação do título de domínio. Ainda acompanhou a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) pelas instituições parceiras, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Em parceria com a prefeitura de Mangaratiba, também foram entregues 26 Selos Nacionais da Agricultura Familiar (Senaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que certificam a procedência do alimento como sendo da agricultura familiar.
A certificação beneficia diretamente cerca de 200 famílias representadas pela Associação de Agricultores da Agroindústria de Doces de Mangaratiba. Elas produzem itens como banana prata, banana passa, farinha de banana, além de diversas frutas e hortaliças.
As instituições parceiras ofereceram serviços para emissão da Carteira de Identidade Nacional, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Pescador, regularização no CadÚnico e no Bolsa Família, além de ações de bem-estar, como massagem, auriculoterapia, penteado tradicional e esmaltação.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio de Janeiro
imprensa.rj@incra.gov.br