Notícias
Educação do Campo
Residência agrária pelo Pronera está com inscrições abertas até 30 de maio em Alagoas
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) tem uma nova oportunidade de qualificação em Alagoas. Desde o dia 12 de maio, estão abertas as inscrições para o curso de especialização “Residência Agrária em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial Sustentável na Agricultura Familiar”. O curso é gratuito e ofertado pelo Incra, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O prazo para se habilitar a uma das 50 vagas prossegue até o dia 30 deste mês.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da Ufal. A seleção dos candidatos irá considerar o enquadramento no público-alvo e a análise de currículo e de memorial, em etapa única de caráter classificatório.
O público-alvo do curso compreende cinco perfis: beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) com nível superior; pessoas graduadas pelo Pronera; técnicos de assistência técnica e profissionais da educação do campo nas comunidades do PNRA; servidores públicos concursados lotados no Incra e no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e egressos de cursos superiores, de qualquer área, que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão nas áreas de reforma agrária.
A comprovação de enquadramento deverá ser entregue junto com os demais documentos exigidos no ato da inscrição. Conforme o manual do Pronera, o edital prevê a prioridade para o público da reforma agrária, para o qual devem ser destinadas, pelo menos, 70% das vagas.
O resultado preliminar do processo seletivo deverá ocorrer no dia 9 de junho, data a partir da qual fica aberto prazo para recursos. A previsão é que o resultado final seja divulgado até 17 de junho. No período de 18 a 27 de junho, ocorrerão as matrículas dos candidatos aprovados na seleção. A aula inaugural está marcada para o dia 11 de julho.
Residência Agrária é um curso presencial, cujas aulas serão ministradas quinzenalmente, às sextas, sábados e domingos, no campus da Ufal no município de Arapiraca, situado a 130 quilômetros de Maceió. O endereço do campus é: Av. Manoel Severino Barbosa, s/n, Bom Sucesso.
A duração máxima do curso está prevista para 30 meses, com uma carga horária de 600 horas. Quatro semestres serão dedicados a atividades teóricas e práticas e estágio, e seis meses ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os estudantes produzirão um diagnóstico rural participativo e um projeto de intervenção em uma comunidade de reforma agrária durante o primeiro semestre e os aplicarão nos períodos seguintes.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: residencia.agraria@arapiraca.ufal.br.
Consulte o edital de seleção e inscrição
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Alagoas
imprensa.al@incra.gov.br
Telefone: (82) 99660-5561