Notícias
Serviços
Primeira etapa de novembro do Mutirão de Documentação faz 1,4 mil atendimentos na Paraíba
O Incra na Paraíba concluiu a primeira rodada dos Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural de novembro com 1.447 atendimentos realizados nos municípios de Curral de Cima, Pedro Régis e Duas Estradas, do dia 10 ao dia 12 deste mês.
A ação integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado pelo Incra/PB, em parceria com o Governo da Paraíba, prefeituras municipais e diversas instituições estaduais e federais.
Ainda neste mês, haverá nova etapa do evento, contemplando os municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó e Soledade, nos dias 26, 27 e 28, respectivamente.
Durante os mutirões, o público pôde emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizar inscrição ou atualização no CPF, solicitar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e receber orientações sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). Também foram oferecidos atendimentos previdenciários e de crédito rural, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Nordeste.
A programação incluiu ainda palestras sobre direitos humanos, orientações jurídicas e sociais — com destaque para as ações de prevenção à violência de gênero —, além de serviços disponibilizados pelas secretarias municipais de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação, como vacinação, aferição de pressão arterial e atualização no CadÚnico.
O superintendente regional do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, destacou o alcance social da iniciativa. “Os mutirões reforçam o compromisso do Incra e do MDA em garantir cidadania e acesso a direitos básicos à população do campo, fortalecendo as comunidades rurais e tradicionais em todo o estado”, afirmou.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra na Paraíba
imprensa.pb@incra.gov.br
(83) 98610-1118