Notícias
Pernambuco
Nota de pesar
O Incra manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do trabalhador rural Gideone Sinfrônio de Menezes Filho, ocorrido nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025, em Recife (PE). Apelidado carinhosamente por suas companheiras e seus companheiros do Movimento dos Trabalhadores sem Terra como “Sapato”, ele participava de marcha pacífica em defesa da Reforma Agrária na capital pernambucana, no dia 15 de abril deste ano, quando foi brutalmente atropelado por um motorista que avançou com o carro contra os manifestantes. Após mais de um mês internado no Hospital da Restauração, ele faleceu, na manhã de hoje.
Durante anos, Gideone trabalhou na Usina Maravilha, em Goiana, na zona da Mata Norte pernambucana. Sem receber seus direitos trabalhistas, no ano de 2023 ele e a família passaram a viver na área, onde construíram sua casa e cultivavam a terra.
O presidente do Incra, César Aldrighi, esteve com familiares e amigos de Gideone, no dia de sua internação, para levar apoio e solidariedade. “Hoje, infelizmente, recebemos a triste notícia de seu falecimento. Vamos seguir firmes honrando a memória desse companheiro, trabalhando pela reforma agrária e por um Brasil mais justo para todas e todos.”
Assessoria de Comunicação Incra