Notícias
Prestração de serviços
No Amapá, o último Mutirão de Documentação de 2025 realiza 1.031 atendimentos
Equipes do Incra/AP e dos órgãos parceiros realizaram o atendimento de 1031 a pessoas do meio rural - Foto: Incra/AP
O último Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural de 2025 no Amapá registrou 1.031 atendimentos na edição, realizada no município de Pedra Branca do Amapari – distante cerca de 200 quilômetros da capital Macapá.
Durante a ação – que ocorreu de 18 a 20 de novembro de 2025, no Centro de Convenções de Pedra Branca do Amapari -, o trabalho integrado de equipes do Incra/AP e dos órgãos parceiros foram responsáveis pela prestação de diversos serviços a pessoas do meio rural da região.
Nos três dias de atendimento, as equipes levaram cidadania, orientação e regularização para as famílias dos projetos de assentamento Pedra Branca, Perimetral, Munguba e Nova Canaã.
Em Pedra Branca do Amapari, o Incra/AP também realizou a entregas de 45 Contratos de Concessão de Uso (CCUs) - documento essencial que autoriza famílias a entrar nas áreas, morar e produzir, além de anteceder o título definitivo, garantindo mais segurança jurídica aos beneficiários.
Este último mutirão simboliza o fechamento de um ciclo de muito trabalho, dedicação e compromisso público. Segundo o superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, “o sucesso dessa ação é resultado direto do empenho de cada servidor e servidora que percorreu longas distâncias e trabalhou com responsabilidade e acolhimento. Agradecemos também aos parceiros que tornaram possível levar cidadania e regularização a quem mais precisa”.
O gestor do Incra agradeceu ainda à Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari pelo apoio e a todos os servidores e servidoras que, ao longo de 2025, garantiram que a política pública chegasse às famílias rurais do Amapá.
Participam desta edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural em Pedra Branca do Amapari diversos parceiros, a exemplo de: Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Amapá Terras, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari, Sebrae/AP, Projeto Floresta+ Amazônia, Super Fácil, Conquista+ / Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia.
Balanço
Ao longo de 2025, os mutirões do Amapá passaram pelos municípios de Calçoene, Porto Grande, Oiapoque, Itaubal e Pedra Branca do Amapari, levando serviços essenciais às comunidades rurais.
Com o trabalho integrado de equipes do Incra e dos órgãos parceiros, foram realizados um total geral de 4.424 atendimentos do segundo semestre de 2025 no Amapá.
Com informações do Incra/AP.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404