Notícias
Mutirões realizam mais de 1,6 mil atendimentos em Araruna, Dona Inês e Caiçara (PB)
O Incra na Paraíba (Incra/PB) realizou 1.674 atendimentos nos Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural realizados nos município de Araruna, Dona Inês e Caiçara, realizados entre 14 e 16 de outubro.
Na primeira rodada, os atendimentos ocorreram no Centro Cultural de Araruna, próximo à Igreja Católica, no dia 14; em Dona Inês no Ginásio de Esportes “O Bacurau”, no dia 15; e em Caiçara, emfrente à prefeitura, no dia 16.
A ação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executada pelo Incra, em parceria com o governo da Paraíba, prefeituras e diversas instituições estaduais e federais.
A iniciativa integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais e tem como objetivo ampliar o acesso à documentação civil e a serviços públicos essenciais, especialmente para mulheres assentadas da reforma agrária, quilombolas e agricultoras familiares.
Nova etapa
Já a segunda etapa será entre 27 e 29 de outubro, nas cidades de Passagem, Quixaba e Salgadinho. Esta será a sexta edição do mutirão no ano de 2025 e acontecerá no dia 27, em Passagem, na Escola Municipal Carlos Monteiro de Oliveira. No dia 28 o atendimento será em Quixaba, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras); e no dia 29, em Salgadinho, na Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira.
Durante os atendimentos, o público poderá emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizar inscrição ou atualização no CPF, solicitar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e receber orientações sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). Também haverá atendimento previdenciário e de crédito rural, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Nordeste.
Atendimento integrado
A programação inclui ainda palestras sobre direitos humanos, orientações jurídicas e sociais — com destaque para ações de prevenção à violência de gênero —, além de serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação, como vacinação, aferição de pressão arterial e atualização no CadÚnico. Sindicatos rurais, associações de mulheres e comunidades quilombolas também participam das atividades, fortalecendo as redes locais de apoio e mobilização.
Com as duas rodadas de outubro, o MDA e o Incra/PB reforçam a presença do Estado nos territórios rurais e ampliam o alcance do programa, que já percorreu diversas regiões da Paraíba, beneficiando milhares de famílias rurais com acesso gratuito à documentação, a direitos e cidadania.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra na Paraíba
imprensa.pb@incra.gov.br