Notícias
Atendimento
Mutirões de documentação da trabalhadora rural beneficiam municípios do Alto Sertão da Paraíba
De 27 a 29 de janeiro, ocorreu a segunda rodada de mutirões itinerantes do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais do ano na Paraíba. Durante a ação, foram emitidos 723 documentos nos municípios de Coremas, São Bentinho e Poço de José de Moura, na região do Alto Sertão paraibano.
As famílias puderam obter documentos pessoais, como Carteira de Trabalho Digital, Registro Geral (RG) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de receber orientações sobre programas de assistência social e outras políticas públicas federais, estaduais e municipais.
A primeira rodada de mutirões de 2025, realizada de 13 a 15 de janeiro, beneficiou a população dos municípios de Conceição, Ibiara e Pedra Branca, no Vale do Piancó, também no Sertão da Paraíba. Outros dois mutirões devem atender mais seis municípios da região nos meses de fevereiro e março.
Servidores do Incra na Paraíba participaram do trabalho emitindo Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e prestando informações sobre linhas de crédito e outras ações voltadas para os agricultores assentados.
O objetivo dos mutirões é garantir o acesso à documentação e a políticas públicas para que a população, principalmente as mulheres rurais, possam viver com dignidade, tendo assegurados direitos civis, políticos e sociais. É dirigido, prioritariamente, ao público feminino, mas homens e crianças acima de dez anos também são atendidos.
A programação aconteceu em Coremas, em 27 de janeiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Lacerda Neto; em São Bentinho, no dia 28, na Escola Municipal Joaquina Cassimira da Conceição; e, em 29 de janeiro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Poço de José de Moura.
Parcerias
A ação é uma realização do programa Cidadania e Bem Viver, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) da Paraíba, o Consórcio Nordeste e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural conta, ainda, com a parceria do Incra, da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Banco do Nordeste (BNB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), do Instituto de Polícia Científica (IPC), da organização da sociedade civil Casa Pequeno Davi e da Prefeitura de Coremas.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra na Paraíba
(83) 98610-1118