Notícias
Reforma agrária
Mutirão leva serviços e créditos a assentados no Oeste do Rio Grande do Norte
O Incra no Rio Grande do Norte realizou o primeiro mutirão deste ano com diversos serviços e a assinatura de contratos de modalidades do Crédito Instalação para famílias em áreas de reforma agrária nos municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Carnaubais – localizados no Oeste do estado.
De 20 a 23 de maio de 2025, a equipe do instituto disponibilizou aos assentados os seguintes serviços: consulta à Relação de Beneficiários, solicitação de modalidades do Crédito Instalação e entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU). Também foram realizados desbloqueios e atualização cadastral, supervisão e vistorias em lotes, além da renegociação de dívidas por meio do Desenrola Rural.
A primeira etapa ocorreu em Governador Dix-Sept Rosado, dias 20 e 21, com 180 atendimentos e a entrega de 76 CCUs aos beneficiários. A equipe promoveu 29 desbloqueios e atualização cadastral de famílias, 24 supervisões e vistorias em áreas, além de seis renegociações de dívidas por meio do Desenrola Rural. A ação contou a parceria da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Já em Carnaubais, o evento ocorreu, dias 22 e 23, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. Os serviços foram disponibilizados às famílias de 13 assentamentos. Foram realizados 300 atendimentos, com a entrega de 122 CCUs aos beneficiários. A iniciativa garantiu a realização de 16 desbloqueios, 188 atualizações cadastrais, 49 supervisões e vistorias em áreas e 13 renegociações de dívidas por meio do Desenrola Rural. O mutirão também foi viabilizado em parceria com o citado sindicato e a Prefeitura de Carnaubais.
Segundo o superintendente regional do Incra no estado, Adans Rayne Santiago, o mutirão nos municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Carnaubais foi uma ação importante para a reforma agrária. “Foi um evento histórico em benefício das famílias dos assentamentos da região. Essa ação conjunta fortaleceu a regularização, garantiu segurança jurídica e possibilitou às famílias acessar crédito bancário para que possam produzir mais e aumentar sua renda no campo.” Ele acrescentou que “essa é a missão do Incra e, com o apoio das instituições parceiras, vai estar cada vez mais próximo da comunidade, ouvindo, agindo e entregando resultados”.
Com informações do Incra.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404