Notícias
Atendimento
Mutirão de Documentação leva serviços a 1,7 mil pessoas em Sidrolândia (MS)
O Incra e a Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul (SFDA-MS) realizaram o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Programa Cidadania e Bem Viver de 2025, entre os dias 4 e 6 de novembro, em Sidrolândia (MS). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município, com a prestação de diversos serviços durante o dia.
Foram realizados 1.703 atendimentos a trabalhadores rurais e agricultores familiares da região, contemplando os assentamentos Capão Bonito, Capão Bonito II, Capão Bonito III, Vista Alegre, São Pedro, Vacaria, Gibóia, Geraldo Garcia, Santa Terezinha, Terra Solidária, Terra Solidária II, Santa Lúcia I, Barra Nova, Barra Nova-Fetagri, Eldorado, Eldorado Parte, Eldorado II, João Batista, Nazareth, Alambari Fetagri, Alambari FAF, Alambari CUT e Altemir Torteli, além de outras áreas de reforma agrária da região.
O encerramento foi realizado no dia 6 de novembro (quinta-feira), com a entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU) a agricultoras familiares.
Foram oferecidos serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de solicitação de certidões, regularização de lotes, orientações jurídicas e bancárias e informações sobre políticas públicas da área da saúde, entre outros.
Durante o evento, aconteceu a 3ª Conferência Setorial de Mulheres Rurais que reuniu agricultoras, lideranças comunitárias, pesquisadoras, gestoras e representantes de movimentos sociais, que debateram propostas para o futuro da agricultura familiar para mulheres.
O mutirão foi realizado por meio de parceria com diversas entidades como Receita Federal; Ministérios da Saúde e da Pesca e Aquicultura; Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE/MS); Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), da Fazenda (Sefaz) e da Saúde; Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário (SFDA); Ministério da Saúde, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Prefeitura Municipal de Sidrolândia; Cactvs; Sicoob e Cresol.
A primeira edição ocorreu no município de Itaquiraí, entre os dias 2 e 4 de setembro, na Câmara de Vereadores. A segunda edição aconteceu em Nova Andradina, entre os dias 9 e 11 de setembro. E entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a cidade de Nioaque recebeu os serviços. Os mutirões são efetuados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Mato Grosso do Sul
imprensa.ms@incra.gov.br