Notícias
Cidadania
Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural leva prestação de serviços a Itaperuna (RJ)
Mutirão busca ampliar a documentação civil e serviços públicos essenciais às comunidades rurais - Foto: Incra/RJ
A segunda edição deste ano do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no Rio de Janeiro vai ser realizada no município de Itaperuna – localizado no Noroeste do estado, distante cerca de 300 quilômetros da capital fluminense.
A ação, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais e busca ampliar a documentação civil e serviços públicos essenciais, com atenção especial às mulheres assentadas da reforma agrária, de comunidades quilombolas e agricultoras familiares.
É uma iniciativa das superintendências no Rio de Janeiro do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaperuna e participação de diversos órgãos públicos federais e estaduais.
A primeira edição deste Mutirão no Rio de Janeiro ocorreu no final de julho em São Francisco de Itabapoana, quando foram computados 1903 atendimentos, para cerca de 800 pessoas.
Atividades
O mutirão vai possibilitar a inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira de Trabalho Digital, de certidões de nascimento e casamento, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) e o acesso a serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de orientações jurídicas e sociais, incluindo ações voltadas à prevenção da violência de gênero e ao acesso a direitos básicos.
Além dos atendimentos, serão disponibilizadas informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), direitos previdenciários dos trabalhadores rurais, emissão de nota fiscal eletrônica para produtores rurais, auxílio na solicitação de Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Haverá ainda atendimentos de demandas jurídicas de menor complexidade, como pensão alimentícia, guarda, divórcio, documento de identidade profissional e reconhecimento / dissolução de união estável, entre outros.
Serão ainda oferecidos serviços como regularização do CadÚnico e Bolsa Família, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, exames de mamografia e ultrassom, atendimento odontológico, além de brinquedoteca e oficinas de beleza e estética, entre outros.
Haverá ainda transporte gratuito para quem reside nos distritos, em especial para os moradores dos assentamentos da Reforma Agrária Nova Esperança do Aré e Floresta de Belém, localizados em Itaperuna.
Serviço:
O que: Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
Onde: Itaperuna (RJ)
Período: 23 a 25 de setembro
Local: Ginásio Poliesportivo de Itaperuna (Rua Luiz Carlos Ferreira Tirado, nº 148, Cidade Nova)
Horário: das 9 às 16h
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RJ
imprensa.rj@incra.gov.br
(21) 2224-3346