Mutirão da Trabalhadora Rural atende mais de mil pessoas em São Miguel do Araguaia (GO)
Durante os dias 19, 20 e 21 de maio de 2026 o Mutirão da Trabalhadora Rural realizou 1.143 atendimentos no município de São Miguel do Araguaia, no Território da Cidadania Vale do Araguaia, em Goiás.
Dentre os serviços prestados pelo Incra, foram emitidos 127 registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assinados 201 contratos do Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher (no valor de R$ 8 mil cada). Também foram entregues 31 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e dois Títulos de Domínio (TD).
O mutirão é uma ação itinerante e interinstitucional executada pelo Incra, por meio do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e de parcerias com prefeituras, órgãos públicos e movimentos sociais. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.
O evento é voltado ao atendimento de mulheres da agricultura familiar; acampadas; assentadas da reforma agrária; integrantes de comunidades tradicionais; atingidas por barragens; quilombolas; pescadoras artesanais; extrativistas; indígenas e ribeirinhas. É importante que todos levem seus documentos pessoais para participar.
Próximas edições
Nos dias 9 a 11 de junho, a equipe do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural estará no Território Serra da Mesa, no município de Niquelândia. De 29 de junho a 3 de julho, o grupo atuará no Território Médio Araguaia, em Bom Jardim.
O Incra prestará serviços como atualização cadastral para o Crédito Instalação, na modalidade Fomento Mulher, e para titulação; entrega de títulos; emissão de CCUs e do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR); individualização do CAR; e expedição do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Quilombola.
O MDA emitirá o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) e dará orientações sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Desenrola Rural. O Pro-Semeia orientará sobre o CAF.
O Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) disponibilizará atendimentos como aposentadoria por idade, BPC/LOAS, pensão por morte e salário-maternidade. Já o Banco do Brasil tratará da renegociação do Desenrola Rural Pronaf B e a Caixa Econômica Federal oferecerá o Conquista Crédito.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará orientações sobre direitos e benefícios, além de consulta sobre requerimentos protocolados. Também participarão o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Histórico
O mutirão foi instituído em 2004 pelo MDA e tem por missão promover a cidadania e a inclusão social das mulheres do campo, das florestas e das águas, por meio da emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. (Material atualizado às 10h54 de 27/5/2026)
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Goiás
imprensa.go@incra.gov.br



