Notícias
Atendimento
Mais de 800 pessoas acessam os serviços do Mutirão de Documentação em Itaperuna (RJ)
O Incra e a Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário (SFDA) no Rio de Janeiro realizaram a segunda edição de 2025 do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Programa Cidadania e Bem Viver. O evento aconteceu de 23 a 25 de setembro no Ginásio Poliesportivo do município de Itaperuna, no Noroeste fluminense, com a prestação de diversos serviços.
Nos três dias de evento, foram efetuados 2.388 atendimentos a 820 moradores da cidade e região, sendo 64% mulheres e 36% homens, com destaque para os agricultores familiares dos dois assentamentos localizados em Itaperuna: Floresta de Belém e Nova Esperança do Aré.
Atendimentos do Incra
Durante o mutirão, o Incra/RJ entregou 13 Contratos de Concessão de Uso (CCU) a beneficiários da reforma agrária. Também foram assinados 35 contratos do Crédito Instalação, nas modalidades Fomento e Fomento Mulher.
Somente as famílias do Floresta de Belém firmaram 12 contratos na linha Fomento e 14 na Fomento Mulher, representando um valor total de R$ 288 mil.
O Incra também emitiu certidões para assentados e forneceu orientações sobre cadastro rural e informações gerais. Ainda acompanhou a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) pelas instituições parceiras, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Ao longo dos três dias do evento, a autarquia realizou um total de 57 atendimentos.
Serviços prestados
As instituições parceiras ofereceram serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Pescador, regularização no CadÚnico e Bolsa Família, além de solicitação de certidões diversas, orientações jurídicas, previdenciárias e bancárias e informações sobre políticas públicas da área da saúde, entre outros.
Houve também vacinação, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia e exame de mamografia, bem como corte de cabelo e oficina de maquiagem. As crianças e idosos tiveram acesso a atividades educativas e recreativas.
“No mutirão de Itaperuna, destacamos como principal ponto positivo as diversas parcerias, comprometidas do primeiro ao último minuto com o sucesso do evento. Órgãos públicos federais, estaduais e, em especial, a Prefeitura de Itaperuna e suas secretarias e serviços. Agradecemos às trabalhadoras rurais do município, principal foco da ação, mas também a todas as mulheres e homens, crianças e idosos, que atenderam ao nosso convite e compareceram”, celebrou a superintendente regional do Incra/RJ, Maria Lúcia de Pontes.
Esta foi a segunda edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no estado em 2025. A primeira ocorreu no município de São Francisco de Itabapoana, no final de julho. A próxima será realizada de 11 a 13 de novembro em Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio de Janeiro
imprensa.rj@incra.gov.br
(21) 2224-3346