Notícias
Educação do Campo
Inscrições abertas para novo curso de especialização pelo Pronera em São Paulo
O curso de especialização Estudos Culturais e Políticos na América Latina, ofertado pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) em São Paulo, foi lançado nesta sexta-feira (8) e está com inscrições abertas até 25 de agosto. A iniciativa é uma parceria entre o Incra e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e disponibiliza 50 vagas, preferencialmente para candidatos das regiões Sul e Sudeste.
Totalmente gratuito, o curso é destinado a jovens e adultos com nível superior integrantes do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), acampados, quilombolas, educadores e artistas educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias, educandos de cursos de especialização promovidos pelo Incra e servidores ligados à reforma agrária.
As inscrições estão sendo feitas, exclusivamente, mediante preenchimento de formulário eletrônico, no site da Unifesp, ao qual deverão ser anexados os documentos solicitados (foto ou arquivo), que serão submetidos ao processo seletivo. O candidato precisa possuir um e-mail na conta Google (Gmail) para realizar o preenchimento.
O curso terá duração de 30 meses e carga horária total de 480 horas, sendo a primeira etapa prevista para acontecer de 29 de setembro a 14 de outubro de 2025. A metodologia de ensino segue a Pedagogia da Alternância, que prevê parte das atividades sendo ministrada em módulos presencias (Tempo Escola) e parte no local de vivência do estudante (Tempo Comunidade).
O Tempo Escola terá 340 horas e será dividido em quatro módulos, sendo três etapas na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e uma etapa final no campus Guarulhos da Unifesp. As 140 horas restantes serão realizadas nas comunidades de origem.
Conhecimento
“O objetivo do curso é propiciar formação em nível de pós-graduação lato sensu, permitindo aos participantes desenvolver pensamento crítico sobre as relações entre cultura, política e transformação social no Brasil e na América Latina, com especial atenção às realidades e lutas dos territórios da reforma agrária e dos movimentos sociais do campo”, explica a coordenadora do Pronera em São Paulo, Sonia da Silva Rodrigues.
Para isso, o conteúdo programático abordará, dentre outros temas, os processos de servidão e resistência, os impactos da comunicação de massa e da indústria cultural no Brasil e a importância do reconhecimento e valorização das culturas camponesas, indígenas e afrodescendentes.
O Pronera é uma política pública do governo federal que visa promover a educação no campo, especialmente para famílias assentadas e comunidades tradicionais da reforma agrária.
Consulte o edital para mais informações e calendário completo
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em São Paulo
imprensa.sp@incra.gov.br