Notícias
Incra regulariza famílias e entrega habitações em assentamentos no Acre
Cerimônia realizada no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul (AC), dia 15 de agosto, marcou o início de uma nova etapa para 125 famílias selecionadas para o assentamento Hermegildo Jucá, situado na antiga gleba Belo Horizonte. Com o Contrato de Concessão de Uso (CCU) em mãos, os beneficiários agora têm a garantia da posse legal da terra e acesso a programas de fomento geridos pela instituição e outras políticas do governo federal.
Contemplada com o documento de seu lote, Maria José Cosmo Pereira foi a primeira moradora da comunidade. Hoje, ela planta macaxeira, feijão e pimenta, sendo uma das maiores produtoras locais de melancia. Por ano, colhe 4 mil frutas, além de manter a criação de pequenos animais. “Vamos continuar lutando, não só por nós, mas por todas as famílias que precisam.”
A ação no assentamento, em Cruzeiro do Sul, é resultado do compromisso da equipe técnica do instituto, que atuou tanto na análise documental quanto no atendimento presencial às famílias, garantindo a conclusão célere do processo. Para o superintendente regional do Incra no Acre, Márcio Alécio, esta é mais uma evidência da retomada da reforma agrária na região.
“A criação de assentamentos, a regularização fundiária e a aplicação de crédito são prioridades do Incra, porque contribuem para aumentar a produção e a oferta de alimentos, gerar renda e oferecer oportunidades para que as famílias vivam com mais dignidade no campo”, afirmou.
Alécio destaca que, em menos de três anos, já foram criados dez assentamentos no estado. Até o final de 2026, mais dez novos projetos deverão ser concluídos, contemplando aproximadamente 2.500 unidades familiares.
PDS Mississipi
Outra importante entrega realizada ocorreu, na última quarta-feira (13), em Marechal Thaumaturgo – uma das cidades mais distantes da capital, Rio Branco. No ginásio municipal, 150 famílias receberam o documento da terra como beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Mississipi.
Elas também terão acesso a modalidades do Crédito de Instalação, como oApoio Inicial, o Fomento, Fomento Mulher e o Fomento Jovem. O PDS ainda contará com recursos provenientes da parceria firmada com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em julho deste ano, que prevê o aporte de R$ 500 mil para ações de campo do Incra em unidades de conservação federais.
PAE Triunfo/Poronga
O Incra realizou a entrega de 41 casas no Projeto Agroextrativista Triunfo/Poronga, também localizado em Marechal Thaumaturgo. As habitações possuem estrutura completa, com 76 m², incluindo três quartos, sala, cozinha, banheiro, forro, portas e janelas de madeira, bem como fossa séptica, água encanada e sistema elétrico.
“Se não fosse o investimento do Governo Federal, por meio do Incra, e a parceria com a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, esse sonho não teria se realizado”, comemoraram os beneficiários Maria Valdecilia Costa Rodrigues e Moacir Gomes de Lima.
O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado, elogiou a parceria com o Instituto: “Essas moradias representam dignidade e esperança para nossa gente”.
Outras 26 casas devem ser construídos no PAE Triunfo/Poronga, com recursos já liberados pelo Incra (R$ 2 milhões). “Nosso compromisso é priorizar as localidades mais distantes e atender famílias que ainda não têm casa ou vivem em moradias precárias”, explicou o coordenador de Crédito e Inclusão Produtiva do instituto, José Ubiratan Santana.
Assessoria de Comunicação de Social do Incra
imprensa@incra.gov.br