Notícias
Reforma Agrária
Audiência pública debate a aquisição da Fazenda Maria Bonita em Eldorado do Carajás (PA)
Superintendente Andreyk Maia pontuou no evento a importância da retomada do acesso à terra - Foto: Incra/PA-Sudeste
O Incra no Sudeste do Pará realizou, em 18/2/2025, na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás (PA), uma audiência pública sobre a aquisição da Fazenda Maria Bonita, para fins de reforma agrária, com participação de dezenas de pessoas acampadas na área e lideranças.
O imóvel rural possui área de 6.736 hectares e está ocupado por trabalhadores rurais sem terra há 17 anos, sob a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A área abriga o acampamento Dalcídio Jurandir, constituído por trabalhadores que foram deslocados do complexo da Fazenda Baguá. No acampamento também funciona ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlito Maia. São 212 famílias que integram o acampamento Dalcídio Jurandir e nele desenvolvem atividades produtivas no manejo da terra, contribuindo para as dinâmicas econômicas internas e do entorno do imóvel.
Amostras da produção dos agricultores ocupantes foram levadas e expostas em frente ao Legislativo Municipal, por ocasião da audiência pública em Eldorado do Carajás – distante cerca de 600 quilômetros da capital Belém.
O engenheiro agrônomo Vanderson Rossato, servidor do Incra que trabalhou na avaliação da fazenda, chamou a atenção para a produção já existente no futuro assentamento. “Os ocupantes têm produção agropecuária com características de agricultura familiar, que já atendem aos mercados locais, inclusive de outros municípios. Sendo este, um dos melhores indicadores de viabilidade de criação de um projeto de assentamento”, conclui Rossato.
O processo de aquisição do imóvel rural segue estritamente o rigor da Instrução Normativa Nº147/2024, que estabelece procedimentos a serem adotados pelo Incra para compra e venda de imóveis rurais, na forma do Decreto Nº 433/1992.
O superintendente do Incra no Sudeste do Pará, Andreyk Maia, pontuou a importância da retomada do acesso à terra. “A aquisição da Fazenda Maria Bonita marca o compromisso do Governo Federal em garantir o acesso à terra, principalmente numa região tão emblemática como Eldorado dos Carajás, palco histórico de luta pela terra”, finaliza o gestor.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PA-Sudeste
imprensa.maraba@incra.gov.br
(94) 3324-1752