Comunidades quilombolas

Incra promove a 0itava Mesa Quilombola em Goiás para debater a regularização de territórios

Publicado em 26/10/2026 11:49Modificado há um dia
Compartilhe:

O Incra em Goiás, por meio de sua Divisão de Territórios Quilombolas, realiza a Oitava Mesa Quilombola, entre os 29 e 31 de outubro de 2026. Essa é a segunda mesa deste ano, com a novidade de ocorrer de modo itinerante.

Participam do encontro representantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Goiás.

Vão ser contempladas com a Mesa as seguintes comunidades:

- Ana Laura, localizada no município de Piracanjuba (dia 29/10, às 18h30, na sede da Associação, situada à Rua 1, s/n, Bairro São Francisco de Assis);
- Boa Nova, em Professor Jamil (dia 30/10, às 16h, na Igreja Caminhe na Luz, localizada na Rua Oscalino Emídio Mendes, número 102);
- Mucambo, em Santa Cruz de Goiás (31/10, às 9h, na Associação de Desenvolvimento Comunitário, Rua Ana Lopes, s/n, Centro).

A chefe da Divisão Quilombola do Incra em Goiás, Ludmilla Luciano, explica que durante a Mesa os pesquisadores da UFCAT vão apresentar os resultados parciais dos Relatórios Antropológicos que estão sendo realizados nas três comunidades, graças a um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a autarquia agrária e a instituição de ensino.

Segundo o coordenador da equipe da UFCAT, professor Rogério Bianchi, "a intenção é mostrar as ações que foram desenvolvidas até o momento - exigidas pela metodologia dos estudos antropológicos- e o que ainda falta ser realizado".

A Mesa é também o espaço para ouvir as comunidades e detectar se são necessários ajustes no desenvolvimento dos trabalhos.

O Relatório Antropológico é peça integrante do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), que, por sua vez, é o documento elaborado pelo Incra para identificar e delimitar os territórios tradicionais de comunidades quilombolas do Brasil.

Histórico
Em junho deste ano, foi realizada a primeira Mesa Quilombola de 2026 (a sétima desde a existência da regularização quilombola no Incra). Na ocasião, foram anunciados três RTIDs: o da Comunidade Santo Antônio da Laguna (no município de Barro Alto), outro da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (em Cromínia) e o último da Comunidade Almeidas (em Silvânia).

Na Mesa, também foi anunciado o início, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), do estudo antropológico do quilombo Alto Santana (na Cidade de Goiás).

Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.

Assessoria de Comunicação Social no Incra/GO
jornalismo.gna@incra.gov.br
(62) 3269-1760

Categorias
Agricultura e Pecuária
Compartilhe: