Notícias
Exposição
Incra participa de tradicional Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo
Incra aproveitou o evento para interagir com os públicos relacionados às suas ações no meio rural - Foto: Incra/ES
Incra participa da 20ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes) para divulgar as políticas públicas desenvolvidas pela autarquia e levar informações sobre os serviços disponíveis ao cidadão.
A presença institucional no evento - realizado no período de 25 a 27 de julho de 2025 -, teve ainda como objetivo interagir com os públicos relacionados a ações voltadas à agricultura familiar, reforma agrária, comunidades quilombolas e produtores rurais na questão da governança fundiária.
Em relação ao evento, o Incra é parceiro desde os seus primórdios – apoiando e se fazendo presente também como ação estratégica de divulgação institucional –, em um espaço que se tornou tradição ao demonstrar a força de homens e mulheres do campo pelo reconhecimento de sua importância em produzir alimentos saudáveis à população das cidades. Sobretudo, porque a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que diariamente estão presentes na mesa dos brasileiros. Ou como sugere o lema do evento: “ambiente que marca o encontro do campo com a cidade”.
Realizada atualmente em Vitória (Praça do Papa), a feira foi aberta oficialmente na sexta-feira (25/7) à noite, diante de autoridades e convidados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) – entidade sindical representante da classe trabalhadora do campo e responsável por organizar o evento, com o apoio de muitos parceiros.
De sexta-feira à domingo (27/7) o local foi palco de uma agenda interessante e presença massiva da população capixaba, com muita informação (palestras), gastronomia (comidas típicas), divulgação do trabalho da agricultura familiar e muitas outras atrações, como shows e apresentações culturais variadas.
Durante pronunciamento no ato de abertura do evento, a superintendente do Incra/ES, Penha Lopes, destacou a importância de trabalhadores e trabalhadoras rurais que empreendem diariamente e levam à frente seus sonhos a partir de muito trabalho, dedicação e amor ao que fazem. “Nisso, os movimentos sociais e as entidades representativas dos trabalhadores rurais também são essenciais para que as demandas das famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) sejam atendidas, em termos de recursos destinados às políticas públicas efetivadas pelo Governo Federal, ao dispor entregas significativas a esses públicos”, defendeu a gestora, acrescentando que “o trabalho do Incra é movido pelos sonhos de homens e mulheres do campo, que lutam incansavelmente para realizá-los e ‘fazer acontecer’ as transformações sociais tão desejadas”.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
imprensa.es@incra.gov.br
(27) 3185-9084