Notícias
Prestação de serviços
Incra leva 6º Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural a Alvorada do Tocantins
Objetivo do mutirão é simplificar a vida das trabalhadoras rurais, garantindo acesso a documentos essenciais - Foto: Incra/TO
O Incra no Tocantins inicia, na segunda semana de dezembro, mais uma ação voltada a facilitar o acesso de mulheres rurais a documentos pessoais e serviços públicos. A 6ª edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural será realizada de 8 a 12 de dezembro, no município de Alvorada do Tocantins, com atendimento estendido também às comunidades do entorno.
Durante cinco dias, das 8h às 18h, equipes do Incra/TO e de órgãos parceiros vão oferecer, de forma gratuita, uma série de serviços no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Alvorada do Tocantins – localizada no extremo sul do Estado e distante cerca de 300 quilômetros da capital Palmas.
O objetivo é simplificar a vida das trabalhadoras rurais, garantindo que elas tenham acesso a documentos essenciais e a políticas públicas importantes para o desenvolvimento das famílias agricultoras.
Na ocasião, as comunidades das cidades vizinhas - como Sucupira, Figueirópolis, Talismã, Peixe, Araguaçu e Jaú -, também poderão ser atendidas.
O mutirão promovido pelo Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), também é fruto da atuação conjunta de diversas instituições, como o Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Prefeitura Municipal de Alvorada do Tocantins.
Essa colaboração garante a oferta de serviços, como: regularização de lotes; emissão e atualização de Contratos de Concessão de Uso (CCU); atualização cadastral; emissão e regularização de carteira de identidade e carteira de trabalho; certidões diversas; título de eleitor; inscrição no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
As trabalhadoras também poderão obter informações sobre políticas públicas, como o Pronaf, além de consultar propostas de crédito da Agência Fomento Tocantins. A programação inclui ainda a entrega de títulos de domínio e novos CCUs a famílias assentadas.
Balanço
O mutirão anterior, realizado no município de Marianópolis entre os dias 3 e 7 de novembro, mostrou o impacto da iniciativa. Ao longo da semana, cerca de três mil pessoas foram atendidas.
Além disso, agricultores familiares tiveram acesso a R$ 8 milhões em crédito, ampliando as condições para investir na produção. Na ocasião, foram entregues pouco mais de 100 títulos de domínio e cerca de 70 CCUs, reforçando a regularização fundiária no Estado.
Com a nova edição, em Alvorada do Tocantins, o Incra/TO reafirma o compromisso de aproximar políticas públicas das comunidades rurais e de facilitar a vida de quem depende da terra para sobreviver. A expectativa é que o mutirão em Alvorada do Tocantins repita e amplie os resultados positivos das ações anteriores, garantindo documentação, acesso a direitos e mais autonomia às trabalhadoras rurais do Tocantins.
Com informações do Incra/TO.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404