Notícias
Prestação de serviços
Incra integra o 5º Mutirão da Trabalhadora Rural do ano em Marianópolis (TO)
4ª edição do Mutirão teve 1,5 mil atendimentos e 2.500 serviços prestados, em Couto Magalhães (TO) - Foto: Incra/TO
Com o objetivo de promover a cidadania e o fortalecimento das mulheres do campo, o Incra no Tocantins vai integrar junto com outros órgãos parceiros, entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, a 5ª edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no Estado, a ser realizado no município de Marianópolis/TO.
O atendimento ao público vai ocorrer das 8h às 18h, no Centro de Eventos Og Sá Silveira - em frente ao prédio sede da Prefeitura Municipal de Marianópolis.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A expectativa é que sejam realizados cerca de dois mil atendimentos no decorrer da semana.
Serviços oferecidos
A parceria de órgãos e entidades vai ter o MDA, a Prefeitura Municipal de Marianópolis, Governo do Estado do Tocantins, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outros.
A ação vai possibilitar a prestação gratuita de diversos serviços, como: a regularização de lotes, emissão e atualização de Contratos de Concessão de Uso (CCU), atualização cadastral, emissão e regularização de carteira de identidade, carteira de trabalho, certidões, título de eleitor, além de inscrição no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
Haverá ainda o acesso facilitado a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e consulta a propostas de crédito da Agência Fomento Tocantins.
O objetivo da ação conjunta é facilitar o acesso da população rural, especialmente as mulheres, a documentos básicos que garantem direitos e ampliam oportunidades. Para muitas trabalhadoras, o evento representa a chance de obter, pela primeira vez, documentos essenciais para acessar políticas públicas, benefícios sociais e crédito rural.
4º Mutirão
O Incra também integrou, no município de Couto Magalhães (TO), entre os dias 6 e 10 de outubro, a 4ª edição do Mutirão da Mulher Trabalhadora Rural, no qual cerca de 1.500 pessoas foram atendidas, resultando em mais de 2.500 serviços prestados.
A ação impactou diversas comunidades locais, levando cidadania, inclusão produtiva e segurança jurídica às famílias do campo.
Com informações do Incra/TO.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404