Notícias
Parceria
Incra e São José do Belmonte fortalecem reforma agrária no Sertão Central de Pernambuco
Nesta terça-feira (1º de julho), o Incra do Médio São Francisco e a Prefeitura de São José do Belmonte, no Sertão Central pernambucano, deram um passo importante para fortalecer a reforma agrária na região. A prefeitura e a autarquia agrária federal assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT), uma parceria para trazer mais estrutura, assistência e oportunidades para as famílias assentadas no município.
O ACT é válido por dois anos, com possibilidade de renovação. O acordo não envolve repasses financeiros, mas estabelece uma colaboração estratégica entre as instituições. A parceria entre município e governo federal tem como objetivo garantir que políticas públicas cheguem com mais agilidade às famílias assentadas, além de apoiar ações de geração de renda e de desenvolvimento sustentável.
"Não se trata só de papel, mas de compromisso real", destacou o superintendente regional do Incra no Médio São Francisco, José Cláudio da Silva. "Quando unimos forças com os municípios, encurtamos caminhos. Queremos que essas famílias tenham acesso a crédito, assistência técnica e condições dignas para produzir e viver bem", afirmou.
A parceria prevê ações como o fortalecimento da produção local (caju, mel, criação de animais); o apoio à comercialização (facilitar o escoamento da produção) e o estímulo ao empreendedorismo rural (capacitações e acesso a políticas públicas).
Caberá ao Incra fornecer dados, informações técnicas e apoio necessário à implementação das ações, além de receber e analisar as demandas dos assentamentos encaminhadas pela prefeitura. Importante destacar que o termo não prevê repasse de recursos financeiros entre as instituições, concentrando-se no apoio técnico e institucional.
O Município
São José do Belmonte tem quatro assentamentos da reforma agrária, totalizando 354 famílias. Um deles é o assentamento Vida Nova, onde vivem 170 famílias, cada uma com 18 hectares de terra. A beneficiária Francisca Edineida da Silva vê a parceria como uma oportunidade concreta de melhoria para as famílias. “A gente precisa de apoio para crescer na produção, pra ter acesso mais fácil a crédito, assistência técnica e escoamento da nossa produção. Essa parceria entre o Incra e a prefeitura traz esperança de dias melhores”, comemorou.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Médio São Francisco
imprensa.petrolina@incra.gov.br