Notícias
Reforma agrária
Incra cria sete assentamentos para 419 famílias em Pernambuco
Pernambuco ganhará mais sete assentamentos que atenderão, ao todo, 419 famílias de trabalhadores rurais. As portarias de criação, publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), autorizam o Incra a dar início ao processo de seleção para a inclusão das unidades familiares como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A ação havia sido anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e pelo presidente do Incra, César Aldrighi, durante entregas do programa Terra da Gente realizadas ontem (15) no estado. As agendas aconteceram nos municípios de Caruaru, no Agreste pernambucano, e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana de Recife.
Dentre as sete novas áreas, o assentamento Gideone Sifrônio, localizado na cidade de Aliança, tem 249 hectares e capacidade para 36 famílias. O Manoel Mattos, em Itambé, atenderá 44 famílias com 297 hectares.
No município de Primavera são três novas áreas de reforma agrária: Devaneio, com 427 hectares e capacidade para 79 unidades familiares; Novo São Paulo, com 329 hectares, onde serão assentadas 61 famílias; e São Pedro e Pavão, voltado para 30 unidades familiares em área de 166 hectares.
Já em Cabo de Santo Agostinho são mais dois assentamentos: Universo, com 439 hectares, e Pantorra, com área de 411 hectares, e capacidades para 87 e 82 famílias, respectivamente.
“Houve um esforço considerável para retomar a obtenção de terras em Pernambuco pelas regionais do Incra de Recife e de Petrolina. Estamos reforçando, ainda, o quadro de trabalho para ampliar o atendimento às demandas de reforma agrária no estado”, afirmou César Aldrighi.
Além disso, serão investidos R$ 3,2 milhões em Crédito Instalação, na modalidade Habitacional, para 62 famílias beneficiárias. Os 12 assentamentos pernambucanos contemplados são: Curimatá, Santa Teresa, Maravilha, Caiçara, Begard, Lagoa das Caraíbas, Lagoa do Baraúna, Alto da Areia, Monte Alegre, Santa Luzia, José Luís de Barros e Panelas.
Entregas
Durante os eventos, o ministro do MDA participou do ato de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, com destaque para a nova linha do Pronaf B e do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). Ele também fez entregas e anunciou crédito para o Programa Quintais Produtivos e de equipamentos por meio do Projeto Jandaíras.
Teixeira divulgou, ainda, a aquisição de nove fazendas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) beneficiando 274 famílias, e entregou 84 títulos definitivos para assentamentos, além de 40 casas construídas por meio do Crédito Instalação do Incra.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br