Notícias
Prestação de serviços
Incra capacita servidores para atuarem em UMCs de 20 prefeituras da Bahia e de Pernambuco
Treinamento prepara servidores para operar sistemas nas Unidades Municipais de Cadastramento - Foto: Incra/MSF
Um passo importante para melhorar o atendimento ao homem e à mulher do campo na região do Médio São Francisco foi dado pelo Incra, ao promover a capacitação a servidores municipais de 20 cidades da Bahia e Pernambuco, com o objetivo de agilizar e humanizar os serviços de regularização fundiária na região.
O treinamento - que ocorre de 7 a 11/4/2025, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral em Petrolina (PE) -, prepara os participantes para operar sistemas essenciais como o Cadastro Rural e a certificação de terras, nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) - que são instâncias de prestação de serviço realizadas em parceria com o Incra nas cidades.
A formação, realizada com foco nos novos representantes, também recebeu profissionais já experientes que desejam se aprofundar ainda mais nas ferramentas de gestão fundiária.
Durante os dias de treinamento, os participantes são preparados para operar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), passando por todas as etapas: recepção de dados, processamento de cadastros e emissão do Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), incluindo até quatro módulos fiscais no perfil UMC.
Além do SNCR, o Comitê Regional de Certificação trouxe uma importante apresentação sobre o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com destaque para a certificação de imóveis rurais — um processo essencial para garantir segurança jurídica aos proprietários da terra.
Estão participando do treinamento, representantes das prefeituras municipais de Abaré, Casa Nova, Juazeiro, Macururé, Paulo Afonso, Pilão Arcado e Curaçá, na Bahia. Já de Pernambuco, marcam presença os profissionais dos municípios de Afrânio, Bodocó, Cedro, Dormentes, Granito, Orocó, Ouricuri, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Serra Talhada e Parnamirim.
E servidores participantes ficam gratos pela qualificação e a possibilidade de ajudar os moradores dos municípios, como é o caso do técnico da Prefeitura de Orocó (PE), Ednaldo Junior. “Estou levando conhecimento prático para melhorar o atendimento aos contribuintes da minha cidade sobre os documentos referentes a terra”, conta.
De acordo com o superintendente Regional do Incra/MSF, José Cláudio da Silva, o envolvimento direto das prefeituras é essencial. “Essas parcerias são fundamentais para que a política pública de regularização fundiária chegue de fato a quem mais precisa. Os municípios são o elo mais próximo da população rural, e quando estão preparados, o atendimento se torna mais eficiente e humanizado”, pontua. (Material atualizado às 10h51, de 11/4/2025).
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MSF
imprensa.petrolina@incra.gov.br
(87) 98814 - 8361