Reforma agrária

Goiás cadastra mais de 600 famílias acampadas

Publicado em 09/08/2024 15:34Modificado em 13/08/2024 10:34
Compartilhe:

Durante a semana de 5 a 9 de agosto, o Incra em Goiás cadastrou mais de 600 famílias acampadas nos municípios de Itapaci, Crixás, Goiás, Itapirapuã, Itapuranga e Morro Agudo de Goiás. O cadastro nos acampamentos serve para atualizar a demanda por reforma agrária no estado. O registro é feito, eletronicamente, na Plataforma de Governança Territorial (PGT).

O cadastramento não assegura o acesso à terra. Para ingressar no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), os interessados participam de triagem realizada a partir da publicação de um edital público específico para seleção de famílias pelo Incra.

Para executar o trabalho, a regional goiana deslocou dois grupos de servidores durante a semana para municípios localizados nas regiões central (Itapaci); norte (Crixás); oeste (Itapirapuã) e noroeste (Goiás, Itapuranga e Morro Agudo de Goiás). Estas atividades cadastrais são coordenadas pela Câmara de Conciliação Agrária (CCA) da autarquia.

Balanço

Desde março de 2024, o Incra/GO está mapeando as populações acampadas. Até o momento, as equipes de cadastro passaram por 74 áreas de acampamento, tendo registrado, aproximadamente, 5 mil famílias.

A CCA goiana conta com 106 acampamentos catalogados, em todas as regiões do estado. Estima-se que esses locais abriguem 7,6 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que aguardam por lotes de terra da reforma agrária.

Categorias
Agricultura e Pecuária
Compartilhe: