Notícias
Incentivo
Famílias de dois assentamentos fluminenses recebem tratores do Incra
Os veículos de alto desempenho vão contribuir nos serviços dos trabalhadores rurais. Foto: Incra/RJ
Agricultores familiares dos assentamentos Nova Esperança do Aré, no município de Itaperuna, e Zumbi dos Palmares, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, receberam dois tratores de alto desempenho, em 7 de fevereiro (sexta-feira), para ajudar nas atividades de produção.
A ação beneficia, diretamente, cerca de 140 famílias. Os equipamentos agrícolas foram adquiridos pela regional fluminense do Incra, por meio de adesão à Ata de Registro de Preços, com recursos provenientes de emenda parlamentar.
“Precisávamos honrar essa emenda recebida pela autarquia. Não foi fácil, nós trabalhamos até o dia 31 de dezembro para que esses tratores estivessem aqui. O nosso corpo técnico é muito pequeno e era necessário efetivar essa compra”, disse a superintendente regional do Incra/RJ, Maria Lúcia de Pontes.
Foram investidos, ao todo, R$ 548,2 mil na compra de três tratores agrícolas, no valor unitário de R$ 182,7 mil. O terceiro veículo deverá beneficiar assentados do Sul Fluminense.
Para que os maquinários patrimoniados pelo Incra permaneçam nas áreas de reforma agrária, as associações de moradores assinaram um termo de autorização de uso.
A primeira entrega aconteceu na sede do assentamento de Itaperuna, pela manhã, e contou com as presenças de parlamentares e de representantes da associação de assentados, de sindicatos e federação de trabalhadores rurais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Prefeitura de Itaperuna.
À tarde, a cerimônia foi em Campos dos Goytacazes, no Galpão da localidade de Campelo, com a participação de representantes do poder legislativo federal, estadual e municipal, da prefeitura, da escola agrícola estadual, de sindicato de trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da Defensoria Pública do Estado e de moradores de assentamentos próximos.
Com mais de 8 mil hectares, o assentamento Zumbi dos Palmares, onde vivem 506 famílias, é o mais antigo do estado, com 30 anos de existência. Já o assentamento Nova Esperança de Aré possui uma área de, aproximadamente, 1,7 mil hectares e capacidade para assentar 90 famílias.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio de Janeiro