Notícias
Educação do Campo
Especialização em Educação e Agroecologia pelo Pronera inscreve até 10 de outubro
Terminam em 10 de outubro (sexta-feira), ao meio-dia, as inscrições para o curso de Especialização em Educação e Agroecologia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa é uma parceria entre o Incra e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
O objetivo é qualificar profissionais da Educação Básica em escolas do campo, aprofundando bases teórico-metodológicas sobre educação, trabalho e agroecologia e fortalecendo a atuação escolar nas comunidades da reforma agrária.
Podem se candidatar pessoas graduadas que desenvolvam atividades de educação do campo ligadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou ao Pronera. É preciso apresentar carta de indicação da direção da escola do campo ou do conselho escolar.
São 50 vagas, sendo 70% para ampla concorrência e 30% reservadas para ações afirmativas: dez vagas para negros, quatro para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas.
O processo de seleção será feito em etapa única, por meio de entrevista virtual. A homologação das inscrições terminará em 20 de outubro.
O curso tem a duração de 20 meses, com carga horária total de 488 horas. A metodologia é a da Pedagogia da Alternância, com quatro etapas do Tempo Escola (presencial em sala de aula), intercaladas com três etapas do Tempo Comunidade (atividades de campo).
O primeiro Tempo Escola terá duração de 20 dias e será realizado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em Prado, na Bahia. As demais fases em sala de aula ocorrerão em locais a serem definidos posteriormente.
Confira o edital com as informações sobre o curso
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio de Janeiro
imprensa.rj@incra.gov.br