Notícias
Prestação de serviços
Na 7ª Caravana de Atendimento Rural Incra realiza 220 atendimentos em Porto Grande (AP)
Casal assentado Luzimar e Eugênio Lima recebeu da equipe da Caravana CAR e CAF emitidos na atividade - Foto: Incra/AP
A Caravana de Atendimento Rural Integrada no Amapá chega ao município de Porto Grande e Incra realiza 220 atendimentos, levando prestação de serviços, cidadania, desenvolvimento e regularização fundiária às comunidades rurais da região.
Com quatro projetos de assentamento em seu território, o município de Porto Grande – distante cerca 108 km da capital Macapá -, recebeu a sétima edição da Caravana no período de 20 a 23 de maio de 2025.
O primeiro dia de atendimentos aconteceu dentro do Projeto de Assentamento Nova Colina, aproximando os serviços das famílias diretamente no território onde vivem e produzem. Nos demais dias os atendimentos ocorreram na sede do município.
Nesta edição, o Incra realizou 220 atendimentos, beneficiando agricultores com serviços como emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão e entrega de CCUs, desbloqueio de benefícios e orientações técnicas. E ao todo, junto com os parceiros houve 848 atendimentos nesta sétima edição da Caravana.
Resiliência
Entre as histórias marcantes desta edição está a do casal Eugênio Carvalho Lima e Luzimar de Carvalho Lima, casados há 52 anos e moradores do primeiro lote do assentamento Nova Colina. Homologados desde 1997, eles puderam, pela primeira vez, emitir o CAR e o CAF durante a passagem da Caravana.
Dona Luzimar fez questão de levar uma pasta cuidadosamente organizada, na qual guarda com zelo toda a documentação da família ao longo dos anos, como forma de mostrar sua trajetória no assentamento e a história construída ao lado do marido. Em nome da família, ela deixou seu agradecimento. "A gente esperava há anos por esse momento. Hoje, com a vinda da equipe aqui, conseguimos resolver tudo em um só lugar. É uma alegria muito grande para a nossa família. A gente agradece muito ao Incra por tudo que tem feito pela gente durante todos esses anos. Nosso lote, nossa vida, tudo veio desse trabalho", afirma.
O superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, destacou a importância da Caravana para transformar realidades. “Essa caravana não é apenas sobre serviços. É sobre dignidade, reconhecimento e respeito às famílias que constroem este Estado. Quando a gente chega até comunidades, como Nova Colina, e escuta histórias como a do seu Eugênio e da dona Luzimar, entendemos que estamos no caminho certo”, declara.
O chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/AP, Pedro Rosa, também comentou sobre o impacto direto da iniciativa. “Essa ação é resultado de um esforço conjunto, planejado para garantir que os serviços cheguem onde realmente importam. O desenvolvimento rural começa com escuta, presença e entrega concreta para quem vive da terra”, assegura.
800 atendimentos
A Caravana segue pelo estado promovendo inclusão produtiva, segurança jurídica e fortalecendo a presença do Estado nos territórios rurais, com foco na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável.
Com menos de 30 dias de atuação em 2025, a Caravana já percorreu oito municípios e realizou seis edições, consolidando uma grande força-tarefa com apoio de diversos parceiros. Somente o Incra já contabiliza mais de 800 atendimentos, reforçando seu compromisso com os assentados e produtores rurais.
A Caravana é um esforço conjunto entre o Incra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Amapá e das prefeituras municipais.
Com informações do Incra/AP.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404