Notícias
Serviços
Caravana de Atendimento Rural Integrada leva cidadania e inclusão produtiva a Ferreira Gomes (AP)
O município de Ferreira Gomes, localizado a 142 quilômetros de Macapá, recebeu a 6ª edição da Caravana de Atendimento Rural Integrada. A iniciativa contou com a participação do Incra e de diversos órgãos parceiros, promovendo a prestação de serviços voltados à regularização fundiária, inclusão produtiva e acesso a políticas públicas para agricultores e extrativistas da região. A ação aconteceu na Quadra da Escola Municipal Pastor Jaci Torquato, entre os dias 6 e 9 de maio.
Nesta etapa, foram realizados 490 atendimentos, beneficiando moradores do município e dos assentamentos Ferreirinha (em Ferreira Gomes) e Nova Vida (localizado em Tartarugalzinho, com acesso facilitado por Ferreira Gomes).
A Caravana de Atendimento Rural Integrada tem se consolidado como uma estratégia eficaz para levar cidadania, regularização fundiária e oportunidades a assentamentos mais afastados. A presença coordenada do poder público em campo garante o acesso a direitos que, de outra forma, poderiam levar muito mais tempo para chegar às comunidades.
Com os 490 serviços realizados em Ferreira Gomes, a caravana já soma 2.465 atendimentos em 2024, fortalecendo a presença do Estado nas áreas rurais e promovendo o desenvolvimento sustentável no Amapá.
Integração
Durante o evento, o casal assentado Artur dos Santos Paiva e Adriele Palmerim dos Santos recebeu o suporte de uma rede integrada de serviços públicos e deu um importante passo na consolidação de sua trajetória como agricultores familiares.
O primeiro atendimento foi realizado pelo Incra, que emitiu o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da unidade produtiva e entregou o Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento que garante o direito de uso da terra e possibilita o acesso a uma série de políticas públicas voltadas ao campo.
Em seguida, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), foi realizada a consulta e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), etapa que permitiu ao casal se inscrever no programa Floresta+ Amazônia. A iniciativa incentiva práticas sustentáveis e a conservação ambiental em propriedades rurais da Amazônia Legal.
Outros atendimentos realizados incluíram consulta de restrição de crédito junto à Agência de Fomento do Amapá (Afap), para avaliar a possibilidade de acesso a financiamentos, e avaliação de perfil para o Pronaf, conduzida pelo Banco da Amazônia (Basa), fundamental para inclusão em programas de crédito rural.
Avaliação
Segundo o superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, a história de Artur e Adriele ilustra o impacto positivo das atividades em parceria: “Ver agricultores como eles saírem com seus documentos em mãos e com acesso garantido a políticas públicas mostra que estamos no caminho certo. Essa ação conjunta possibilita transformar a vida de quem vive no campo”, afirmou
Para o gestor do Incra/AP, o que antes era distante, agora está acessível. “A presença da caravana demonstra respeito com os assentados, resolve pendências históricas e, principalmente, fortalece a agricultura familiar como vetor de desenvolvimento regional”, ponderou.
O coordenador local do Programa Floresta+ Amazônia, Alan Góes, também destacou o papel fundamental da regularização fundiária para a efetivação das políticas ambientais: “O Floresta+ Amazônia vem se consolidando como um instrumento fundamental para fomentar a agricultura familiar e promover a conservação ambiental no Amapá. Já temos mais de R$ 508 mil aprovados para pagamento a produtores que preservam suas áreas de vegetação nativa, resultado direto do compromisso com práticas sustentáveis”, avaliou.
Góes considera que, com o início dos pagamentos e o avanço nas análises dos CAR, a tendência é de crescimento contínuo do número de beneficiários. “E é essencial que esses produtores estejam com sua situação fundiária regularizada junto ao Incra — o que a caravana facilita de forma direta”, avisou.
Conforme o coordenador, integrar o Floresta+ à Caravana de Atendimento Rural potencializa ainda mais o alcance, aproximando o programa das comunidades e levando informação, oportunidade e valorização a quem protege a floresta.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Amapá
imprensa.mpa@incra.gov.br