Notícias
Educação do Campo
Bacharelado em Administração pelo Pronera tem início em São Paulo
O curso de bacharelado em Administração pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) concluiu, nesta sexta-feira (25), a primeira semana de aulas. A iniciativa é resultado da parceria entre o Incra e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A turma é composta por 54 estudantes de todo o Brasil, entre assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário e acampados. O curso iniciou em 21 de julho (segunda-feira), no campus Lagoa do Sino da UFSCar, no município de Buri (SP).
O educando Leonardo Araújo, filho de acampados no Espírito Santo, falou sobre a importância do bacharelado em Administração para fortalecer as cooperativas, associações e agroindústrias da reforma agrária. “A expectativa é muito grande de que a gente se desenvolva e volte para os nossos territórios para aplicar o conteúdo aprendido aqui”, disse.
Filha de assentados do Maranhão, Sara Lília Silva Pereira compartilha do mesmo pensamento. “Essa formação vai ser muito útil para a construção da produção nos assentamentos e para podermos levar informação e conhecimento para a nossa base”, considerou.
A superintendente regional do Incra em São Paulo, Sabrina Diniz, esteve no início das aulas para reafirmar o compromisso do instituto com a promoção da educação do campo. Ela enfatizou a relevância do modelo tripartite do Pronera, em que os projetos são pensados, construídos e avaliados conjuntamente pela autarquia, pelos movimentos sociais e pelas instituições de ensino.
Durante seminário de abertura do curso, realizado nos dias 22 e 23 de julho, a coordenadora de Educação, Arte e Cultura do Campo do Incra, Clarice dos Santos, explicou que o bacharelado em Administração do Pronera é direcionado para a formação de empreendedores com um viés cooperativista. “Nós estamos falando de processos coletivos, associativos e cooperativos. Que a gente faça disso o lema da nossa turma”, destacou.
Com duração de quatro anos, o curso segue a metodologia da Pedagogia da Alternância, pensada especialmente para a educação voltada para o meio rural. As atividades são divididas em Tempo Escola e Tempo Comunidade, com o objetivo de proporcionar a troca de saberes entre o ambiente escolar e as áreas de reforma agrária.
Legado
O campus Lagoa do Sino da UFSCar foi criado em uma fazenda de 643 hectares doada, em 2011, pelo escritor Raduan Nassar, célebre pelo romance Lavoura Arcaica. Os estudantes do Pronera foram lembrados da importância desse legado, que representa uma contribuição do intelectual para o ensino e a pesquisa em uma instituição pública. Hoje, o espaço oferece cursos de Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em São Paulo
imprensa.sp@incra.gov.br