Notícias
Delimitação
Assentamentos no Médio São Francisco recebem demarcação e georreferenciamento
Com esse trabalho, os beneficiários terão os cadastros de suas áreas atualizados. Foto: Incra/MSF
O Incra no Médio São Francisco, com sede em Petrolina (PE), por meio do Serviço de Cartografia, realizou a demarcação e o georreferenciamento de quatro importantes assentamentos da região em dezembro. Essas ações visam garantir maior segurança jurídica aos beneficiários e melhor desenvolvimento produtivo, já que, a partir desses serviços, os assentados têm a delimitação de seus lotes.
As áreas de reforma agrária georreferenciadas foram: Cruz do Pontal e Nova Esperança II, localizadas no município de Lagoa Grande, com áreas totais de 670 e 990 hectares e capacidade para 20 e 22 famílias, respectivamente; Santa Tereza, em Dormentes, com 40 famílias beneficiadas em uma área de 2,2 mil hectares; e São Pedro, em Parnamirim, com 40 famílias e área total de 1,4 mil hectares.
O trabalho desenvolvido incluiu a identificação e a demarcação perimétrica de todos os imóveis, além do parcelamento das áreas, com a definição de lotes individuais, áreas coletivas, rodoviárias e zonas de preservação ambiental. Esse processo de georreferenciamento de alta precisão, em conformidade com a Lei nº 10.267/01, visa resolver eventual problema de sobreposição de algum terreno.
"Além de aumentar a área para a pastagem dos animais, resolvemos também alguns problemas que vieram acontecendo devido à terra solta, que sempre chamamos de áreas coletivas. Isso também traz a esperança da titulação", disse a assentada do Nova Esperança ll, Fábia Alves Belém.
Segundo o chefe da Divisão da Governança da Terra do Incra/MSF, Hamilton Carlos Vendrame Junior, o georreferenciamento é um passo fundamental para evitar disputas fundiárias e garantir a distribuição correta dos lotes. Ele enfatizou que esse serviço traz benefícios para as famílias assentadas, assegurando o cadastro atualizado de suas áreas.
O superintendente regional do Incra/MSF, José Claudio da Silva, também reforçou a importância do trabalho: "O serviço de medição e demarcação topográfica georreferenciada fornece ao beneficiário a identificação definitiva de seu lote e das áreas de preservação. Com essa etapa concluída, ele terá o cadastro de sua área atualizado, garantindo o atendimento completo das políticas públicas”, explicou. .
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Médio São Francisco