Notícias
Crédito Instalação
Assentados assinam os primeiros contratos do Fomento Jovem em Santa Catarina
Foram contemplados jovens beneficiários do município de Passos Maia. Foto: Incra/SC
Trinta e cinco jovens agricultores de assentamentos da reforma agrária de Passos Maia, no Oeste catarinense, serão os primeiros no estado a acessar a modalidade Fomento Jovem do Crédito Instalação concedido pelo Incra. Os contratos, que garantem a liberação de até R$ 8 mil reais por unidade familiar, foram assinados em 9 de setembro (terça-feira), na prefeitura do município.
“Esse é um programa novo que foi criado para incentivar nossa juventude na sucessão dos lotes e, graças à cooperação com o município de Passos Maia e o empenho de nossa equipe, chegamos a esse momento histórico hoje, que mostra a volta dos investimentos na reforma agrária”, comemorou o superintendente regional do Incra/SC, Dirceu Dresch.
Os projetos foram elaborados por técnicos da prefeitura de acordo com as necessidades das famílias e preveem o investimento em gado de leite e de corte, aquisição de fertilizantes e roçadeira, entre outros. Foram contemplados jovens dos assentamentos Conquista de Sepé, União do Oeste, 13 de junho, Conquista do Horizonte, 29 de junho, 20 de novembro, Quiguay, Maria Rosa, Madre Cristina, Che Guevara, Sapateiro II e Zumbi dos Palmares.
“Vai ser um bom incentivo para mim e com o recurso vou começar na produção de leite”, contou o jovem assentado, Marcelo Museca, um dos beneficiários do crédito no assentamento União do Oeste.
O prefeito de Passos Maia e também assentado da reforma agrária, Neimar Nervis, celebrou a conquista da juventude. “Para mim, como prefeito e assentado, é uma alegria imensa comemorar com os agricultores essa vitória e ser o município pioneiro no incentivo ao jovem para ficar no campo e investir na produção dos assentamentos, que são uma potência em Passos Maia”, revelou.
Os contratos assinados seguem para liberação dos recursos em cartão para saque que, em breve, estará disponível para retirada na agência bancária escolhida. Após a disponibilização do crédito, o reembolso deve ser feito pelos beneficiários em parcela única no prazo de dois anos, com desconto de 80% sobre o saldo devedor.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Santa Catarina
imprensa.sc@incra.gov.br